Unidade Curricular:Código:
Escrita Publicitária I774EPB1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Competências genéricas: Identificar e comunicar de forma correta um conjunto de noções fundamentais no domínio científico da escrita publicitária que permitem formular julgamentos e decisões de acordo com uma vocação profissional, tendo em conta domínios do saber; manusear e utilizar um conjunto de discursos no domínio da publicidade e das práticas promocionais, de modo a construir e desenvolver a capacidade de argumentação e análise fundamentadas numa atitude crítica exigente. Competências específicas de tipo instrumental: Conhecimento de textos publicitários, e da conceptualização retórica indicados na bibliografia e compreender as linguagens inerentes ao discurso desta área científica e o seu funcionamento nos diferentes suportes. Interpessoais: Levar o estudante a um confronto direto com um corpus de textos publicitários de modo a que possa experimentar a eficácia da comunicação. Sistémicas: Interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais no âmbito da publicidade.
Conteúdos Programáticos:
1. Publicidade
1.1 Abordagem conceptual
1.2 Criatividade em Publicidade
2. O Discurso Publicitário
2.1 Características gerais do discurso publicitário
2.2 Os meios da publicidade impressa: imprensa e cartazes
2.2.1 Elementos e estrutura dos anúncios
3. Estratégias discursivas
3.1 A linguagem verbal
3.2 A linguagem visual
4. Publicidade Internacional
4.1 O ambiente da comercialização internacional
4.2 Fatores e estratégias da publicidade internacional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende o confronto com textos publicitários e a respectiva análise, com o intuito de subsequentemente se produzirem textos considerando os preceitos teóricos e discursivos inerentes a este discurso, entende-se que os conteúdos estão estreitamente relacionados com estes objectivos. Mais especificamente, os conteúdos programáticos pressupõem o contacto com os conceitos de criatividade, estratégias discursivas e de geração de ideias, bem como a aplicação prática dos mesmos, conduzindo à produção de material publicitário.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas de natureza teórico-prática.
A avaliação, que será contínua, consistirá em:
Módulos 1, 2, 3 e 4 - Teste de avaliação escrita: 50% *
Módulos 1, 2, 3 e 4 - trabalhos práticos em aula: 10%
Módulos 1, 2, 3 e 4 - Trabalho: 40%*
*(elementos de avaliação de realização obrigatória (sem os quais a avaliação é considerada incompleta)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende tanto a conceptualização e desenvolvimento de capacidades de análise como produção textual no domínio do discurso publicitário, os métodos de ensino combinam tanto uma componente de transmissão e sugestão de conteúdos de natureza teórica e referencial, como uma componente prática de experimentação e produção de mensagens publicitarias.
Bibliografia:
• Cardoso, P. (3ª ed.) (2011) Estratégia Criativa Publicitária. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
• Cook, G. (2nd ed. ) (2001) The Discourse of Advertising. London: Routledge.
• Dionísio, P. et al. (2010) Publicitor: Comunicação 360º online – offline. Dom Quixote.
• Mesquita, F. (2016) Comunicação Visual, Design e Publicidade. Formalpress
• Moriarty, S. et al. (3rd ed.) (2014) Advertising: principles and practice. Pearson.
• Mueller, B. (1996). International Advertising: Communicating Across Cultures, Belmont,
Wadsworth Publishing Company
• Myers, G. (1999) Ad Worlds: brands, media, audiences, Londres: Arnold.
• Pinto, A. (1997)Publicidade: Um Discurso de Sedução. Porto: Porto Editora
Docente (* Responsável):
Sandra Tuna (stuna@ufp.edu.pt)