Unidade Curricular:Código:
Estudos de Opinião, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor903EOPM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra; Descrever ao processo de decisão de compra; Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing; Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos.
Conteúdos Programáticos:
Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra. Definições e Função da Pesquisa de Mercado. Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra: Descrever ao processo de decisão de compra: Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra.
Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing: Definições e Função da Pesquisa de Mercado
Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua/Avaliação períodica do conhecimento. Submissão de um projecto de pesquisa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e Práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Recolha dos dados para o projecto Final Análise dos dados no programa SPSS Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos para poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, Birks, Nunan (2017) Marketing Research, Prentice Hall
Schiffman, Wisenblit (2015) Consumer Behavior, Prentice Hall
Solomon et al. (2012) Consumer Behavior, an European Perspective, Prentice Hall
Mowen, J., Minor, M. (2003) Comportamento do Consumidor, Prentice Hall.
Pereira A (2006) SPSS, Sílabo
Hill M, Hill A (2002) Investigação por Questionário, Silabo
Moroco, J (2003) Análise Estatística com Utilização do SPSS, Silabo
Pallant, J (2001) SPSS Survival Manual, Open University Press
Docente (* Responsável):
Paulo Ramos (pramos@ufp.edu.pt)