Unidade Curricular:Código:
Estudos de Opinião774EOPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de observação científica de fenómenos sociais e comunicacionais.
Capacidade de diagnóstico de sintomas e casos de fenómenos.
Capacidade de definir problemas de investigação.
Capacidade de enquadramento teórico e conceptual dos problemas.
Capacidade de formulação de questões de pesquisa.
Capacidade de discernimento sobre os métodos de recolha a aplicar.
Domínio dos principais instrumentos de recolha.
Capacidade de tratamento e análise qualitativa.
Capacidade de realizar análises de conteúdo.
Capacidade crítica dos métodos e das análises de dados de sondagens.
Conteúdos Programáticos:
1. Definições e Função da Pesquisa.
2. A Preparação da Pesquisa.
3. As Propostas de Pesquisa.
4. A Informação Secundária.
5. Os Métodos Qualitativos.
6. A Análise de Dados Qualitativos.
7. Métodos de Sondagem.
8. Medição e Escalas de Medição.
9. O design dos Questionários.
10. A Amostragem.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Compreender a importância do estudos de opinião: Definições e Função da Pesquisa de opinião.
Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua (1 a 2 testes) e projecto de grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e Práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Recolha de dados qualitativos Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos para poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, N. (2012) Marketing Research / Pesquisa de Mercados, Prentice Hall.
Hill M, Hill A (2002) Investigação por Questionário, Silabo
Magalhães P. (2011) Sondagens, eleições e opinião pública, FMS.
McDaniels, Bates (2003) Pesquisa de Mercados, Thompson
Guerra I (2006) Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Principia
Docente (* Responsável):
Paulo Ramos (pramos@ufp.edu.pt)