Unidade Curricular:Código:
Empreendedorismo774EMPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A Unidade Curricular visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre o empreendedorismo e a criação de novas empresas. Em termos especificos:
- Proporcionar um maior conhecimento sobre os efeitos do empreendedorismo no ambiente externo e competitivo empresarial (compreender a relevância da criação de novos negócios num contexto de globalização; Compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade);
- Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos do empreendedorismo;
- Conhecer as regras de protecção da propriedade intelectual;
- Elaborar um plano de negócios.
- Desenvolver competências de análise crítica.
Conteúdos Programáticos:
Inovação e Empreendedorismo: a "Nova Economia" e a Criação de Novos Negócios; Inovação Tecnológica e Oportunidades de Negócio; Pesquisa de Mercado: Definição do Mercado Alvo e Análise da Estrutura Competitiva; Critérios de Análise de Oportunidades de Negócio; Protecção da Propriedade Intelectual; Planeamento Financeiro de Novos Negócios e Fontes de Financiamento; O Plano de Negócios.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteúdo programático “Inovação, Empreendedorismo e Competitividade” pretende compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade, à mudança e crescimento de uma economia.Os temas “Inovação, Tecnologia e Oportunidades de Negócio ”, “Tecnologia e Capital Empreendedor” e “Oportunidades de negócio e análise da estrutura competitiva” estão relacionados com o conhecimento e a aplicabilidade da Tecnologia e do Capital Empreendedor; mostrando que os incentivos ao capital de risco são uma estratégia para promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica.“Protecção da Propriedade Intelectual ” diz respeito ao conhecimento das regras de protecção da Propriedade Intelectual, onde as patentes têm destaque.Os conteúdos “Planeamento financeiro de novos negócios” e “Noções de projectos de investimento” estão relacionados com a elaboração de um Plano de Negócios, nomeadamente como definir a ideia do negócio, como implementá-la e que resultados esperar no futuro.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas desta unidade curricular são essencialmente de carácter teórico-prático. Será utilizado o método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos. O aluno pode ser avaliado através de avaliação contínua ou avaliação final. Na avaliação contínua o aluno é avaliado através da realização de um trabalho prático e de uma prova individual escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos de Empreendorismo e Inovação. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam elaborar correctamente um plano de Negócios.
Bibliografia:
- BADOC, M. (2001), O Marketing da Start-Up, Conceitos, Princípios e Métodos para Lançar com êxito a Sua Empresa, Lisboa: Bertrand Editora.
- FERREIRA, M. P., Santos, J.e Serra, F. (2008), Ser Empreendedor. Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo.
- FREIRE, A. (2006), Inovação, Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Lisboa: Editora V erbo.
- GASPAR, F.(2009), O Processo Empreendedor e a Criação da Empresa de Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo.
- KAWASAKI, G. (2004), The Art of the Start: The Time-tested Battle – Hardered Guide for Anyone Starting anything, Penguin Books, USA.
- SARKAR, S. (2007), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa: Escolar Editora.
- OSTERWALDER, A. & Pignuer, Y. (2010), Business Model Generation. USA: John Wiley & Sons
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)