Unidade Curricular:Código:
Evolução da Comunicação Publicitária903ECPB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer a evolução histórica da publicidade, designadamente em Portugal.
Desenvolver a leitura crítica de produções publicitárias de diferentes períodos do século XX.
Questionar as produções publicitárias enquanto documentos de estudo das sociedades
Conteúdos Programáticos:
Fundamentos e evolução da publicidade; O conceito de publicidade; Marcos essenciais da história da publicidade; A evolução da publicidade em Portugal. Comunicação publicitária e sociedade. O anúncio: uma mensagem socialmente construída. Publicidade, cultura e valores. A comunicação publicitária no século XXI
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da primeira parte da unidade curricular privilegiam o contacto com textos científicos e produções publicitárias que promovem o conhecimento da evolução histórica da publicidade, designadamente em Portugal.
Os conteúdos programáticos da segunda parte da unidade curricular privilegiam a discussão teórica com vista a fundamentar uma leitura crítica de produções publicitárias e a adquirir uma sólida base conceptual que permita questionar as produções publicitárias enquanto documentos de estudo das sociedades.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas consistirão na exposição de matérias, na leitura e discussão de textos e na análise de documentos publicitários, promovendo-se a partilha dos resultados. A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de trabalhos individuais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino promovem a aquisição de competências teóricas para a discussão de documentos publicitários produzidos em diferentes períodos da nossa história, para a investigação independente na área de estudo da Comunicação Publicitária.
Bibliografia:
Brochand, B. et al (1999). Publicitor. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Dyer, G. (1982). Advertising as Communication. London, Methuen & Co. Ltd.
Estrela, Rui (2005). A Publicidade no Estado Novo. Vol I. (1932-1959). Lisboa: Colecção Comunicando.
Estrela, Rui (2005). A Publicidade no Estado Novo. Vol II. (1960-1973). Lisboa: Colecção Comunicando.
Figueiredo, C. (2006). As três gerações do slogan. (XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). [Em linha]. Disponível em : http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/134454803606827119690921879358647133128.pdf. Consultado a 1/09/14]
Galhardo, A. (2010). A Publicidade ao televisor na imprensa portuguesa (JN e DN) de 1957 a 2000. Representações do objecto de consumo e do consumidor negociadas no espaço do anúncio. (Tese de doutoramen
Docente (* Responsável):
Andreia Galhardo (galhardo@ufp.edu.pt)