Unidade Curricular:Código:
Evolução da Comunicação Publicitária794ECPB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Aprofundar e desenvolver os conhecimentos sobre a evolução histórica e contextualização contemporânea do fenómeno publicitário, sustentando-se em aptidões previamente adquiridas no 1º ciclo. Desenvolver a leitura crítica e original de produções publicitárias de diferentes períodos do século XX e XXI e de bibliografia com elas relacionada, nomeadamente em contexto de investigação. Analisar as produções publicitárias enquanto documentos de estudo das sociedades, integrando conhecimentos e lidando com conceitos complexos, emitindo juízos de valor devidamente fundamentados, nomeadamente sobre questões éticas e sociais relacionadas com a área de atuação da publicidade.
Conteúdos Programáticos:
1. Fundamentos e evolução da publicidade
1.1. O conceito de publicidade
1.2. Marcos essenciais da história da publicidade
1.3. A evolução do fenómeno publicitário: a escrita e a produção publicitária
2. Comunicação publicitária e sociedade: o anúncio enquanto mensagem socialmente construída.
2.1. O funcionamento da publicidade
2.1.1. A psicologia da publicidade
2.1.2. A sociologia da publicidade
2.1.3. Perspetivas culturais sobre a publicidade
2.1.4. Estudos mediáticos e publicidade
3. Publicidade, cultura e valores
3.1. Ética e publicidade
4. A comunicação publicitária no século XXI
4.1. Novas tendências, novos públicos e novas abordagens
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da primeira parte da unidade curricular privilegiam o contacto com textos científicos e produções publicitárias que promovem o conhecimento da evolução histórica da publicidade.
Os conteúdos programáticos da segunda parte da unidade curricular privilegiam a discussão teórica com vista a fundamentar uma leitura crítica de produções publicitárias e a adquirir uma sólida base conceptual que permita analisar as produções publicitárias enquanto documentos sociais relevantes e representativos da vida em sociedade. Os alunos deverão demonstrar capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos, alargando-os a conceitos menos familiares, mas sempre relacionados com a área da publicidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas consistirão na exposição de matérias, na leitura e discussão de textos e na análise de documentos publicitários, promovendo-se a partilha dos resultados. A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita de forma contínua, através de dois trabalhos individuais, com a seguinte ponderação: 1º trabalho: 50% + 2º trabalho: 50%. Para os alunos que não realizem a u.c. por avaliação contínua, o exame final é uma opção. Para além da realização do exame escrito, o aluno deverá igualmente elaborar um trabalho escrito. A ponderação de ambos os elementos, no exame final, será a seguinte: exame escrito: 70% + trabalho escrito: 30%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino, baseadas na leitura prévia de bibliografia, promovem a aquisição de competências teóricas para a discussão de documentos publicitários produzidos em diferentes períodos da nossa história, para a investigação independente na área de estudo da Comunicação Publicitária. A discussão e comentários no espaço de aula incentivam a capacidade dos alunos de comunicar as suas conclusões, conhecimentos e raciocínios subjacentes tanto a públicos familiarizados com a área como a públicos não-especialistas, de um modo claro e apelativo. Ao proporcionar aos alunos competências específicas sobre como utilizar a bibliografia de modo eficaz e sobre como comunicar conclusões de forma clara, enfatizam-se as suas capacidades de autonomia, auto-estudo e de auto-aprendizagem, numa atitude heurística que futuramente permitirá a prossecução de estudos mais avançados, de modo tendencialmente independente.
Bibliografia:
Altstiel; Grow; Jennings. 2019. Advertising Creative: Strategy, Copy, Design. McGraw Hill (UFP: 659.1/ALT)
Belch, G.E. & Belch, M.E. 2017. Advertising and Promotion. New York: McGraw-Hill. [UFP - BFP 659.1/BEL/100439]
Cluley, R. 2017. Essentials of Advertising. Logan: Kogan Page.
Cook, G. 2001. The Discourse of Advertising. London: Taylor & Francis. [UFP]
Myers, G. 1994. Words in Ads. London: Edward Arnold. [UFP]
Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) 2019. Advertising Theory, Second Edition. London: Taylor & Francis.
Simões Lucas Freitas, E. 2008. Taboo in Advertising. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins. [UFP]
Perloff, R.E. 2017. The Dynamics of Persuasion: Communication and Attitudes in the 21st Century. London: Taylor & Francis.