Unidade Curricular:Código:
Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo794DCIP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo pretende fornecer ao aluno conhecimentos sobre o valor da intersecção entre vários campos do saber. Focalizado nas matérias do olhar e tendo o design e a criatividade como base de diálogo, o objecto central é o de facultar um saber profundo sobre o cruzamento em prol da inovação e empreendedorismo.
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Conhecer com profundidade os conceitos de Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo;
2. Conhecer a importância da intersecção destas áreas do saber, na criação do novo;
3. Desenvolver um sentido critico-construtivo na análise de projectos multidiversificados.
Conteúdos Programáticos:
1. Um olhar sobre os conceitos
1.1. Design
1.1.1. A gestão do design na empresa
1.1.2. Ferramentas de apoio à metodologia do design
1.1.3. O design e sua contribuição no desenvolvimento de novos produtos
1.2. Criatividade
1.2.1. O ser criativo: o eu
1.2.2. Técnicas de criatividade
1.2.3. Mapas mentais, a arte de perguntar e o brainstorming
1.3. Inovação
1.3.1. Inovação tecnológica
1.3.2. Duas localidades: criatividade e inovação
1.3.3. Questões de estratégia
1.4. Empreendedorismo
1.4.1. O empreendedor
1.4.2. Inovação e empreendedorismo
1.4.3. Pressupostos gerais de um plano de negocio
2. Projecto: metodologia e concepção
2.1. Design e criatividade
2.2. Design e inovação
2.3. Design e empreendedorismo
2.4. Criatividade e inovação
2.5. Criatividade e empreendedorismo
2.6. Inovação e empreendedorismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um modulo inicial, Um olhar sobre os conceitos, no qual se teoriza sobre o Design, a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo. Neste módulo o aluno tem também contacto com técnicas de criatividade que lhe serão úteis no modulo seguinte. No segundo módulo, Projecto: metodologia e concepção, o aluno é incentivado a desenvolver um projecto, envolvendo todas as áreas numa perspectiva de intersecção entre elas para a criação do novo.
Os conteúdos programáticos apresentados iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento e aplicação desses conceitos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1º módulo: Um olhar sobre os conceitos
Descrição: Conceitos base da unidade curricular: design, criatividade, inovação e empreendedorismo.
2º módulo: Projecto: metodologia e concepção
Descrição: Elaboração de projectos teórico-práticos, tendo como base o módulo anterior.
A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos:
1. Teste escrito;
2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas;
3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias.
Pontuação
1. Teste: 50% (10 valores)
1. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores)
3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No 1º módulo, Um olhar sobre os conceitos, o aluno obtém uma base teórica dos conceitos base da unidade curricula e tem acesso a metodologias relacionadas com Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Todos estes contecitos são fundamentais para o modulo seguinte. No 2º módulo, Projecto: metodologia e concepção, o aluno é incentivado a aplicar os conhecimentos obtidos no modulo anterior, no desenvolvimento de um projecto que envolva a intersecção de todos os campos referidos, desenvolvendo um espírito critico-construtivo na análise de projectos multidisciplinares.
Bibliografia:
Bártolo, J. (2010). Revista de Comunicação e linguagens, Design. Lisboa, UNL.
Bono, E. (2007). How to have creative ideas. Londres, Vermilion.
Câmara, A. (2009). Voando com os pés na Terra. Lisboa, Bertrand editora.
Design, Centro Português, (1997). Manual de gestão de design. Lisboa, Centro português de design
Johansson, F. (2007). Efeito Medici. Cruz Quebrada, Casa das letras.
Johnson, S. (2010). As ideias que mudaram o mundo. Lisboa, Clube do autor.
Lupton, Ellen (org.). (2013). Intuição, ação, criação. Graphic design thinking. São Paulo. G. Gili.
Margoli, V. (2014). Design e risco de mudança. Vila do Conde, Verso da História.
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl.
Sanmartin, S. (2012). Criatividade e inovação na empresa: do potencial à ação criadora. São Paulo,Trevisan Editora.
Silva, E.S., (2013). Empreendedorismo e plano de negocio. Porto. Vida Económica.
Tidd, Joe; Bessa
Docente (* Responsável):
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt)