Unidade Curricular:Código:
Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia794CGAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia pretende:
- Desenvolver a capacidade de refletir e integrar os diferentes conhecimentos, relativos a comunicação gráfica, audiovisual e multimédia.
- Promover a sensibilidade estética e o sentido crítico sobre a comunicação gráfica, audiovisual e multimédia aplicada no contexto do marketing e da publicidade.
- Desenvolver a criatividade e as competências para a participação em equipas de trabalho responsáveis pela conceptualização de projetos de comunicação gráfica, audiovisual e multimédia aplicada no contexto do marketing e da publicidade.
- Reconhecer e dominar o carácter interdisciplinar das linguagens gráficas, audiovisuais e multimediáticas.
Conteúdos Programáticos:
1. A Comunicação gráfica
1.1 Os elementos utilizados na comunicação gráfica.
1.2 Composição gráfica: equilíbrio e harmonia, tipologias de layout.
1.3 Aplicações do design gráfico: publicidade impressa, publicidade exterior, embalagem.
1.4. Elaboração de exercícios para consolidação de conhecimentos, na componente prática.
2. Comunicação audiovisual
2.1 Etapas de criação de um anúncio publicitário audiovisual
2.2 A utilização da animação na publicidade audiovisual
2.3 Tipologias de abordagens criativas na publicidade audiovisual
2.4. Elaboração de exercícios para consolidação de conhecimentos, na componente prática.
3. Multimédia e webdesign
3.1. Planeamento de um projecto de webdesign: objectivos do projecto, definição dos destinatários.
3.2 Definição de conteúdos e estrutura: definição dos conteúdos, arquitectura de informação, princípios gerais de navegação.
3.3 Design e desenvolvimento: conceito criativo e design
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva favorecem o aprofundamento de matérias teóricas e práticas na área da comunicação gráfica, audiovisual e multimédia, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos à comunicação gráfica, audiovisual e multimédia, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Dabner, David; Zempol, Eric e Stewart, Sandra (2017). Curso de Design Gráfico: Princípios e práticas, Editorial Gustavo Gili.
Barbosa, Conceição, (2004), Manual prático de produção gráfica, S. João do Estoril, Principia Ed.
Chapman, Nigel e Chapman, Jenny (2009). Digital Multimedia. London: John Wiley & Sons, Ltd.
Docente (* Responsável):
Paulo Cardoso (pcardoso@ufp.edu.pt)