Unidade Curricular:Código:
Comunicação Digital e Hipermédia774CDIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital; compreensão crítica e reflexiva das aplicações e dos suportes disponíveis, bem como sua caracterização; aplicação de conhecimentos ao nível de uma abordagem profissional às ferramentas de produção multimédia e hipermédia, através da sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais, bem como pela utilização de ferramentas para programação em hipermédia; capacidade para recolher, seleccionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projecto de comunicação digital; comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos diferenciados, através de projectos hipermédia a distribuir em rede.
Conteúdos Programáticos:
I. Conceitos e enquadramento
1. Contexto histórico dos meios de comunicação
2. Conceitos e teorias da comunicação digital
2.1. A dupla lógica da remediação
2.2. Proposições básicas para compreensão dos média digitais interativos
2.3. A linguagem dos novos média e a infoestética
3. Análise de exemplos de plataformas digitais interativas
II. Projeto de Comunicação Digital
1. Etapas para a realização de projetos de comunicação digital
1.1. Planeamento, pré-produção e calendarização de atividades
1.2. Preparação e organização de conteúdos
1.3. Programação da interface de navegação
1.4. Criação de um mapa interativo com narrativa multimédia (Storymap)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital, bem como a compreensão crítica e reflexiva das aplicações e dos suportes disponíveis, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo desses conceitos téoricos, seu enquadramento, com análise de exemplos de plataformas digitais interativas que articulam os conceitos estudados. A capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projeto de comunicação digital, corresponde ao segundo ponto do programa, no qual se seguem as etapas necessárias para a realização de projetos de comunicação digital.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas, levando à um projeto integrado de comunicação digital e hipermédia. A avaliação faz-se através de uma prova teórica (40%), um trabalho prático de criação de um mapa multimédia interativo (máximo de 2 alunos), com utilização de texto, som, imagem e vídeo (40%), uma apresentação em grupo (máximo de 3 alunos) de obra digital interativa (10%), e apresentação e justificação do projeto (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico previsto tem como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de comunicação digital pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas.
Bibliografia:
BOLTER, J. D. e Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. Cambridge, The MIT Press.
KITTLER, F. (1996). The History of Communication Media. In: CTheory, ga114
KNIGHT LAB (2018). "StoryMapJS". Northwestern University. https://storymap.knightlab.com/
LÉVY, P. (1994). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Instituto Piaget.
MANOVICH, L. (2001). The Language of New Media. Cambridge, MIT Press.
MANOVICH, L. (2013). Software Takes Command. New York: Bloomsbury Academic.
W3SCHOOLS (2013). HTML5 Tutorial. http://www.w3schools.com/html/html5_intro.asp
Docente (* Responsável):
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)