Unidade Curricular:Código:
Agência de Relações Públicas, de Publicidade e de Marketing903ARPP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A Agência de Relações Públicas, de Publicidade e de Marketing, pode definir-se como sendo uma Agência de Comunicação. Trata-se, desta forma, de uma empresa que fornece todos os serviço na área da comunicação. Neste contexto, executa trabalhos para vários públicos (internos e externos).
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Obter conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação;
2. Perceber com profundidade o papel dos vários interveniente na elaboração do trabalho (agência, fornecedores, consultores, clientes, etc.);
3. Capacidade de integração em grupos de trabalho e desenvolvimento de um espírito colaborativo, mas ao mesmo tempo critico e auto-critico.
Conteúdos Programáticos:
1. A Agência de Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e de Marketing
1.1. Estruturas tradicionais
1.2. O mercado e estruturas em rede
1.3. Departamentos-chave
2. Criação de Agência de Comunicação
2.1. Identidade verbal (Naming)
2.2. Identidade visual
2.2.1. A marca visual
3. Elaboração de uma estratégia de Comunicação para uma marca real
3.1. Grelha de análise do anunciante e o briefing do anunciante
3.2. Análise do briefing e elaboração de uma proposta global de comunicação
3.2.1 A comunicação online da marca: o website
3.2.2. Gestão da presença da marca nas redes sociais
3.2.3. Planeamento de acções de promoção de vendas
3.2.4.Planeamento de uma acção de marketing
3.2.5. Planeamento de acções de Relações Públicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. No primeiro e no segundo módulo, o aluno obtém conhecimentos da actividade de uma Agência de comunicação, obtendo conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação. No terceiro módulo, o aluno é incentivado a resolver problemas de comunicação para uma empresa real do mercado português. A elaboração de uma estratégia de comunicação leva o alunos a solidificar todos os conhecimentos obtidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas têm um carácter teórico prático e consistem na realização de diversas tarefas de comunicação no âmbito de uma agência, apoiadas em conhecimentos teóricos sólidos, resultantes das aulas de exposição e das leituras obrigatórias.
Os alunos são avaliados pelo portfólio final de trabalhos, no qual devem constar:
1- Descrição do processo de criação da agência e da sua identidade (4 valores)
2- Plano de comunicação para a marca a trabalhar, com os seguintes exercícios:
Análise da comunicação online da marca (website e redes sociais) e propostas de melhoria (4 valores); Planeamento de acções de promoção de vendas (4 valores); Planeamento de uma acção de marketing (4 valores) e Planeamento de acções de Relações Públicas (4 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo as aulas de natureza teórico-prática e os alunos confrontados com problemas reais de comunicação que existem no trabalho diário de uma agência de comunicação integrada, as metodologias adequam-se, pois, à aquisição dos objectivos estipulados para a unidade curricular.
Bibliografia:
Arden, P. (2007). It’s not how good you are, it’s how good you want to be. London, Phaidon.
Chaves, N. (2012). La imagem corporativa. Barcelona, Editora Gustavo Gili. 3ª ed.
Design, Centro Português, (1997). Manual de gestão de design. Lisboa, Centro português de design
Dondis, D. (2001). La sintaxe de la Imagen. Barcelona. G. Gili.
Gomes, A. (1992). Publicidade e Comunicação. Lisboa. Texto Editora
Kotler, P. (2006). Marketing para o século XXI, Barcarena. Editorial Presença.
Lindon, D. et al. (2000). Mercator – Teoria e Prática do Marketing. Lisboa, Dom Quixote, 9ª ed.
Ries, L, Ries, A.; (2003) A queda da publicidade e a ascensão das relações públicas, Lisboa.
Scott, David Meerman, (2008), As novas regras de marketing e relações públicas, Porto, Porto editora
Docente (* Responsável):
Andreia Galhardo (galhardo@ufp.edu.pt)