Unidade Curricular:Código:
Marketing: Técnicas e Estratégias774MTES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende:
- promover os conhecimentos teóricos e a capacidade de comprensão sobre Marketing e as respetivas técnicas e estratégias;
- estimular a aplicação de conhecimentos na área do marketing;
- fomentar a capacidade de resolução de problemas no âmbito do marketing;
- promover competências que permitam aos alunos transmitir informação, ideias, e soluções na área do Marketing.
- estimular a aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia na área do marketing.
Conteúdos Programáticos:
1. A empresa e a sua envolvente
1.1 Conceito de marketing
1.2 A envolvente económica e social da empresa
1.3 Análise do mercado e da concorrência
2. Comportamento do consumidor
2.1 Variáveis explicativas do comportamento do consumidor
2.2 O processo de decisão de compra
2.3 Relação entre o consumidor e a marca
3. Marketing e opções estratégicas
3.1 Opções estratégicas de base
3.2 Estratégias de crescimento
3.3 Estratégias concorrenciais
4. Gestão das variáveis do marketing
4.1 Política de produto
4.2 Política de preços
4.3 Política de distribuição
5. Comunicação de marketing
5.1 Estratégia de comunicação
5.2 Técnicas e meios de comunicação de marketing
5.3 Etapas de uma campanha de comunicação
6. O marketing digital
6.1 Websites, minisites e landing pages
6.2 Princípios de Search Engine Otimization
6.3 Gestão de redes sociais
6.4 Publicidade online
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas na área do Marketing, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos, técnicas e estratégias relativos a esta áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com a realidade do marketing atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, técnicas e estratégias relativos ao marketing com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho teorico-prático (75% da avaliação) e de uma prova oral de aferição de conhecimentos (25% da avaliação).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Coelho, A. (2018). O marketing e os desafios das PME. Lisboa: Dirigir & Formar.
Dibb, S. & Simkin, L. (2019). Marketing Concepts & Strategies, 8º, Cengage Learning EMEA.
Kotler, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual.
Marques, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
Mesquita, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
Kotler, P.; Keller, K.; Goodman, M.; Brady, M.; Hansen, T. (2019). Marketing Management, McGraw-Hill Higher Education.