Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação I (História e Expansão da Língua Portuguesa)774GRC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista ao domínio das diferentes metodologias do trabalho intelectual e à execução de trabalhos científicos numa dimensão transdisciplinar; desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam: conhecer e apreciar criticamente algumas propostas interpretativas de aspetos da história da língua, nomeadamente génese, miscigenações linguísticas de invasores e invadidos, questões etimológicas e evolutivas; estabelecer relações com factores não linguísticos de carácter histórico, político e social; reconhecer a projecção da língua portuguesa no mundo aos níveis linguístico, cultural, político, económico e social; compreender o papel da CPLP
Conteúdos Programáticos:
1. Metodologia do trabalho intelectual
1. 1. leitura e estratégias para compreensão do texto
1. 2. recolha e tratamento de informação
1. 2. 1. notas, apontamentos, sublinhados, fichas de leitura, resumos e sínteses
1. 3. trabalho cientifico
1. 3. 1. características e estrutura
1. 3. 2. normas para apresentação
1. 4. o curriculum vitae
2. História da Língua Portuguesa
2. 1. dos povos indo-europeus às línguas novilatinas.
2. 1. 1. aportações de invasores e invadidos
2. 2. do latim ao galaico-português
2. 2. 1. questões etimológicas
2. 2. 2. a evolução fonética – os metaplasmos
2. 3 . o galaico-português de 1200 a 1350
2. 4. o português europeu do século XIV à actualidade
2. 5. unidade e variação do português actual
2. 5. 1. os dialectos portugueses na Europa
2. 5. 1. o português no Brasil, na África e na Ásia
2. 6. o papel da CPLP
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos privilegiam a História da Língua Portuguesa e a eficaz elaboração de trabalhos científicos de acordo com as competências pretendidas
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Unidades lectivas teóricas, teórico-práticas, práticas e sessões tutoriais
Leitura e síntese de matérias incidentes na metodologia do trabalho intelectual e na história da língua
Investigação semi-autónoma
Desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais.
Avaliação
Frequência – 50%
Trabalho de grupo – 40%
Participação e assiduidade na componente lectiva – 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais.
Bibliografia:
Almeida, F. (2013). A origem da língua portuguesa. Lisboa, Chiado Books
Castro, I. (2006). Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
Freixo, M. (2018). Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas. Lisboa, Instituto Piaget
Isntituto Camões (2020). Disponível em
Manual de elaboração de trabalhos científicos da UFP
Santos, Silmara (2015) A importância da leitura no ensino superior. In Revista de Educação, Vol 9, n.º 9.
Tessyer, Paul (2001). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora.
Venâncio, Fernando (2019). Assim nasceu uma língua. Lisboa: Guerra & Paz.