Unidade Curricular:Código:
Escrita Publicitária I774EPB1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno desenvolva um conhecimento aprofundado no domínio do discurso publicitário, que lhe permita a compreensão, reflexão e análise dos princípios organizadores deste discurso. Pretende-se, igualmente, que as aptidões adquiridas no manuseamento do discurso promocional o apetreche para lidar com os desafios inerentes à criação e companhas publicitárias e problemáticas no âmbito da comunicação publicitária. No domínio das competências, designadamente as genéricas, pretende-se potenciar uma comunicação eficiente decorrente do domínio dos princípios desta área, para que o aluno possa tomar decisões no âmbito profissional, bem como construir e desenvolver um espírito analítico e crítico adequado. No que respeita a competências instrumentais e sistémicas, pretende-se que o aluno desenvolva e aprofunde as linguagens e ferramentas deste discurso, bem como o trabalho em equipa, compreendendo as circunstâncias e fenómenos comunicacionais no âmbito da publicidade.
Conteúdos Programáticos:
1. Publicidade
1.1 O Discurso Publicitário
1.2 Características gerais do discurso publicitário
1.3 Evolução da publicidade na Era Digital
2. Os anúncios
2.1 Anúncios destinados à imprensa e divulgação exterior
2.1.1 Elementos e estrutura dos anúncios
2.2 Estratégias discursivas (verbais e visuais)
2.3 Características discursivas da publicidade nos novos meios.
3. Publicidade Internacional
3.1 O ambiente da comercialização internacional
3.2 Fatores e estratégias da publicidade internacional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende o confronto com textos publicitários e a respectiva análise, com o intuito de subsequentemente se produzirem textos considerando os preceitos teóricos e discursivos inerentes a este discurso, entende-se que os conteúdos estão estreitamente relacionados com estes objectivos. Mais especificamente, os conteúdos programáticos pressupõem o contacto com os conceitos de criatividade, estratégias discursivas e de geração de ideias, bem como a aplicação prática dos mesmos, conduzindo à produção de material publicitário.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas de natureza teórico-prática: aulas de carácter expositivo, seguidas de aulas de carácter eminetemente prático, em que os alunos são conidadeos a elaborar trabalhos em equipa relativos a cada um dos pontos dos conteúdos programáticos. A nature teórica e prática da unidade currisular esá espelhada na avaliação, tal como descrito abaixo.
A avaliação, que será contínua, consistirá em:
Módulos 1, 2, 3 e 4 - Teste de avaliação escrita: 50% *
Módulos 1, 2, 3 e 4 - trabalhos práticos em aula: 10%
Módulos 1, 2, 3 e 4 - Trabalho: 40%*
*(elementos de avaliação de realização obrigatória (sem os quais a avaliação é considerada incompleta)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende tanto a conceptualização e desenvolvimento de capacidades de análise como produção textual no domínio do discurso publicitário, os métodos de ensino combinam tanto uma componente de transmissão e sugestão de conteúdos de natureza teórica e referencial, como uma componente prática de experimentação e produção de mensagens publicitarias.
Bibliografia:
Atherton, J. (2020) Social Media Strategy. Kogan Page.
Cluley, R. (2017) Essentials of advertising.Kogan Page
Cook, G.(2001) The Discourse of Advertising. Routledge. - BFP
Diehla, S. et al. (2016) Doing good matters to consumers. International Journal of Advertising, Vol. 35, No. 4.
Di Gesù, et al. (Eds.) (2018). Media, Power & Identity Palermo U. P.
Kingsnorth, S. (2nd ed.) (2019) Digital Marketing Strategy. Kogan Page.
Moriarty, S. et al. (3rd ed.) (2014) Advertising: principles and practice. Pearson.
Pinto, A. (1997)Publicidade: Um Discurso de Sedução. Porto Editora. BFP 659.1/PIN/12056