Unidade Curricular:Código:
Design Gráfico e Comunicação na Web774DGCW
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como principal objectivo sensibilizar o aluno para as problemáticas do design gráfico, na comunicação contemporânea. Neste sentido, será efectuada uma abordagem às principais questão relacionadas com o designe gráfico e a comunicação na web.
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Desenvolver a capacidade de “ver” e comunicar, através da imagem, desenvolvendo no aluno um sentido critico e auto-critico da comunicação visual;
2. Conhecer os elementos e princípios básicos do design gráfico;
3. Conhecer os mecanismos de produção de comunicação online.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução ao design gráfico
1.1. Um primeiro olhar e definição
1.2. Artes visuais no século XX
1.3. Correntes estéticas determinantes
1.3.1. Da Arte Nova à Pop Arte
1.4. Breve história do cartaz
1.4.1. Os primeiros cartazes
2. Elementos estruturais do design e comunicação na web
2.1. Elementos básicos do design gráfico
2.1.1. Ponto, linha e plano
2.1.2. Cor, volume, forma e textura
2.2. Princípios básicos do design gráfico
2.2.1. Ritmo, equilíbrio e hierarquia
2.2.2. O design modular
2.3. A tipografia na web
2.4. Imagem vectorial versus imagem bitmap
2.4.1. A resolução da imagem
2.5. Fotografia
2.5.1. Formatos
2.5.2. Banco de imagens online
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um módulo inicial teórico, Introdução ao design gráfico, focalizado na história da comunicação visual, no qual se pretende desenvolver a capacidade de “ver” e comunicar, através da imagem, fornecendo ao aluno um sentido critico e auto-critico do que vê. No segundo módulo, Elementos estruturais do design e comunicação na web, o aluno tem contacto com os elementos e princípios básicos do design gráfico e os mecanismos de produção e publicação de comunicação para a web. Trata-se de um módulo complementar ao primeiro módulo, na medida em que o aluno desenvolve projectos práticos teoricamente justificados.
Os conteúdos programáticos apresentados iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1º módulo: Introdução ao design gráfico
Descrição: Introdução ao design gráfico: origem e evolução.
2º módulo: Elementos estruturais do design e comunicação na web
Descrição: Os elementos e princípios elementares do design e a sua comunicação online.
A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos:
1. Teste escrito;
2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas;
3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias.
Pontuação
1. Teste: 50% (10 valores)
2. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores)
3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No 1º módulo, Introdução ao design gráfico, o aluno tem contacto com as grandes correntes do design e da comunicação visual em geral. Esta abordagem pretende desenvolver no aluno uma cultura visual que o leve a melhor compreender o “mundo das imagens” e de que forma tem evoluído, desenvolvendo de forma crítica a capacidade de “ver”. No 2º módulo, Elementos estruturais do design e comunicação na web, o aluno tem contacto com os principais elementos e princípios do design e da comunicação visual. Tendo por base o conhecimento obtido no modulo anterior, o aluno é incentivado a produzir e publicar na web, segundo determinadas metodologias fornecidas.
Bibliografia:
Dabner, D, Stewart, S. E Vickress. (2019). Curso de design gráfico – princípios e práticas, (2ª ed). Barcelona: Gustavo e Gilli.
Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic.
Dondis, D. (2000). La sintaxis de la imagen, introducción al alfabeto visual. Barcelona: Gustavo Gili, 4ª ed.
Farina, M. et al. (2006). Psicodinâmica das cores na comunicação. São Paulo: Edgard Bl ücher Lt da.
Hashimoto, A. e Clayton, M. (2009). Visual Design fundamentals: a digital approach. Boston: Course Technology.
Heller, S. & Vienne, V. (2017). 100 ideas that changed Graphic Design. London: Laurence King Publishing. Lda.
Lupton, Ellen (org.). (2013). Intuição, ação, criação. Graphic design thinking. São Paulo: Gustavo Gili.
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto: Media XXl.
Munari, B. (1995). Design e comunicação visual. Lisboa: Edições 70, Arte & comunicação.
Wolf, P. (2014). Dictionnaire graphique. Paris: Pyramyd, 4ª ed.