Unidade Curricular:Código:
Teoria e História das Relações Públicas, da Publicidade e do Marketing1111THRP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Promover o conhecimento da evolução histórica do Marketing, da Publicidade e das Relações Públicas
Compreender a relação das três disciplinas e contextualizá-las no quadro das Ciências da Comunicação.
Identificar e usar os principais conceitos de cada área de estudo
Perceber a especificidade do trabalho de cada uma das profissões.
No final da Unidade Curricular o aluno deverá:
Dominar o referencial conceptual de base de cada área de estudo/ trabalho.
Ser capaz de ler criticamente textos de trabalho e textos académicos das três disciplinas.
Compreender as diferentes áreas de actuação de um marketeer, de um publicitário e de um relações públicas.
Conteúdos Programáticos:
1. Marketing
1.1 Conceito e fundamentos de Marketing
1.2 Evolução da aplicação do Marketing
1.3 Marketing Mix
1.4 Segmentação
1.5 Posicionamento
1.6 Marca
1.7 Marketing digital
1.8 Marketing aplicado: Business to business; marketing de serviços; marketing social

2. Estratégia integrada de comunicação

3. Publicidade
3.1 Conceito e fundamentos de publicidade
3.2 Evolução da publicidade
3.3 Intervenientes no mercado publicitários
3.4 Etapas de uma campanha publicitária
3.5 Avaliação do impacto da publicidade

4. Relações Públicas
4.1 Conceito e fundamentos de Relações Públicas
4.2 Evolução das Relações Públicas
4.3 Objetivos das Relações Públicas
4.4 Públicos das Relações Públicas
4.5 Meios e técnicas de relações públicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área do Marketing, da Publicidade e das Relações Públicas, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos, modelos e técnicas relativos a estas áreas. Simultaneamente procura-se transmitir um conjunto de ferramentas de maior aplicação prática em sintonia com a realidade do mercado atual nestas áreas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, modelos e técnicas relativos à teoria e história das relações públicas, da publicidade e do marketing com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter essencialmente prático e de um teste escrito. (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual da unidade curricular. A componente de aplicação é exercitada no trabalho prático, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Baynast et al. (2018). Mercator 25 Anos. Dom Quixote. ISBN: 9789722065917
Gralpois, B. (2019). Agency Mania (2nd ed.) New York, Beaufort Books
Gunning, E. (2019). Public Relations: A practical Approach. Red Globe Press. ISBN 978-1-352-00278-2
Kotler et al (2013) Principles of Marketing European Edition. Pearson. ISBN 978-0-273-74297-5
Kotler, P. ,Jaya, H. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0 : mudança do tradicional para o digital Coimbra : Conjuntura Actual.
Lendrevie et al. (2013). Publicitor – comunicação 360º online/offline. Lisboa, Dom Quixote
Lindon, D. et al. (2008). Mercator XXI. Teoria e prática do marketing. (11ª ed.). Lisboa, Dom Quixote.
Vasco, R. (2015). Assessoria de imprensa: fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas
Docente (* Responsável):
Andreia Galhardo (galhardo@ufp.edu.pt)
Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt)