Unidade Curricular: | Código: | ||
Teoria e História do Jornalismo | 1103THJO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Jornalismo) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover conhecimento geral sobre a história e a teoria do jornalismo. Adquirir a uma visão multifacetada sobre história comparada do jornalismo português, europeu e norte-americano. Desenvolver capacidade crítica sobre a história do jornalismo e sobre o fenómeno jornalístico, no seu enquadramento social, no presente. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O campo do jornalismo. História do jornalismo. Modelos de jornalismo. A notícia como unidade discursiva do jornalismo. A Teoria da Notícia como Teoria do Jornalismo. “Teorias da Notícia” e Teoria da Notícia. Teoria da Notícia. Efeitos da Comunicação Jornalística. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da teoria e da história do jornalismo. Promovem a compreensão do campo do jornalismo e da sua articulação com os indivíduos e a sociedade em Portugal e noutros pontos do mundo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de um teste e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes. | |||
Bibliografia: | |||
Correia, J. C. (2011). O Admirável Mundo das Notícias: Teorias e Métodos. Covilhã: Livros LabCom. McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Sousa, J. P. (2000). As Notícias e os Seus Efeitos. Coimbra: Minerva. Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª edição. Porto: UFP. SOUSA, J. P. (Coord.) (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: UFP. Sousa, J. P. (Org.) et al. (2014). History of the Press in the Portuguese-Speaking Countries. Lisboa: Media XXI. Traquina, N. (2003). Jornalismo. Lisboa: Quimera. Wolf, M. (1987). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt) |