Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia da Comunicação793PCOM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
- Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação;
- Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação;
- Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
Tópico I - O papel da comunicação nas organizações autentizóticas.
Tópico II - Comunicação Organizacional
- Diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação.
- Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tópico I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicossociologia da comunicação permitindo, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular.
Tópico II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos conceitos, modelos e teorias no domínio da psicossociologia da comunicação no âmbito organizacional: Realização do diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação dos resultados; Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um exercício escrito (ponderação de 50%) e na execução de um trabalho teórico-prático (ponderação de 50%), apresentado sob a forma de relatório escrito e discutido em sala.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II - Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da psicossociologia da comunicação; apresentação de textos e filmes que tenham em atenção as diversas temáticas abordadas. Pretende-se com esta metodologia que o aluno demonstre a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções, resolver problemas, e/ou emitir juízos em situações diversas (novas, não familiares, complexas), nomeadamente aquelas que ponham em evidência questões éticas e sociais relevantes. Para tal, a metodologia de aprendizagem promove a capacidade do aluno para comunicar os seus conhecimentos e raciocínio de uma forma clara e objetiva, a diferentes grupos de pessoas (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, desta metodologia de ensino-aprendizagem, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.
Bibliografia:
[ ] Chabrol, C., & Radu, M. (2010). Psicologia da comunicação e persuasão. Epigénese Desenvolvimento e Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. [UFP]
[ ] Mourão, R. M., & Miranda, S. (2017). A comunicação organizacional enquanto conceito e processo: perceções de professores universitários; formadores e gestores de comunicação. In: Congresso SOPCOM, 10º: Ciências da comunicação: vinte anos de investigação em Portugal, (livro de resumos, pp. 2-3) Viseu, (IP).[Online]
[ ] Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo. [UFP]
[ ] Tubbs, S., & Moss, S. (2008). Human communication: Principles and contexts. New York, NY: McGraw-Hill. [UFP]
[ ] Thornthwaite, L. (2018). Social media and dismissal: Towards a reasonable expectation of privacy? Journal of Industrial Relations, 60(1), pp. 119-136. [B-On]
[ ] Vardarlier, P. (2016). Strategic approach to human resources management during crisis. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 235, pp. 463-472. [B-On]