Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicossociologia da Comunicação | 1104PCOM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação; - Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação; - Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação; - Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Tópico I - O papel da comunicação nas organizações autentizóticas. Tópico II - Comunicação Organizacional - Diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação. - Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Tópico I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicossociologia da comunicação permitindo, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular. Tópico II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos conceitos, modelos e teorias no domínio da psicossociologia da comunicação no âmbito organizacional: Realização do diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação dos resultados; Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Tópicos I e II - Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da psicossociologia da comunicação; apresentação de textos e filmes que tenham em atenção as diversas temáticas abordadas. Pretende-se com esta metodologia que o aluno demonstre a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções, resolver problemas, e/ou emitir juízos em situações diversas (novas, não familiares, complexas), nomeadamente aquelas que ponham em evidência questões éticas e sociais relevantes. Para tal, a metodologia de aprendizagem promove a capacidade do aluno para comunicar os seus conhecimentos e raciocínio de uma forma clara e objetiva, a diferentes grupos de pessoas (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, desta metodologia de ensino-aprendizagem, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo. | |||
Bibliografia: | |||
[ ] Chabrol, C., & Radu, M. (2010). Psicologia da comunicação e persuasão. Epigénese Desenvolvimento e Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. [UFP] [ ] Mourão, R. M., & Miranda, S. (2017). A comunicação organizacional enquanto conceito e processo: perceções de professores universitários; formadores e gestores de comunicação. In: Congresso SOPCOM, 10º: Ciências da comunicação: vinte anos de investigação em Portugal, (livro de resumos, pp. 2-3) Viseu, (IP).[Online] [ ] Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo. [UFP] [ ] Tubbs, S., & Moss, S. (2008). Human communication: Principles and contexts. New York, NY: McGraw-Hill. [UFP] [ ] Thornthwaite, L. (2018). Social media and dismissal: Towards a reasonable expectation of privacy? Journal of Industrial Relations, 60(1), pp. 119-136. [B-On] [ ] Vardarlier, P. (2016). Strategic approach to human resources management during crisis. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 235, pp. 463-472. [B-On] | |||
Docente (* Responsável): | |||
Freitas-Magalhães (fm@ufp.edu.pt) |