Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico793MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Dominar os principais fundamentos da investigação científica e saber pensar como um investigador. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea.
2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. A investigação científica
1.1. Principais fundamentos da investigação científica
1.2. O Método científico e a sua utilização em Ciências Humanas e Sociais
1.3. O processo de investigação científica
1.4. Ética científica, empírica e teórica
1.5. Produção do conhecimento em meios digitais
2. Metodologias de investigação
2.1. Métodos de análise qualitativa e quantitativa
2.2. Gestão de recursos em linha e software de gestão e organização de produção científica
2.3. Redação e escrita de trabalhos científicos
2.4. Apresentação de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre métodos de investigação, bem como a compreensão crítica e reflexiva do campo de conhecimento em questão, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio de metodologias de investigação - análise qualitativa e quantitativa -, o ponto dois do programa garante o domínio de ferramentas para a pesquisa e argumentação autónomas, exercitando as competências na elaboração de trabalhos de investigação, bem como a comunicação de resultados de investigação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático que tem como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas relacionadas com investigação, metodologia e escrita académica.
A avaliação é feita com base na redação de recensões críticas (50%) uma proposta de tese (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As recensões críticas têm como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu artigos científicos estudados nas aulas teóricas, com vista à sua inclusão no Estado de Arte. A proposta de tese pretende identificar se o aluno domina as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências de escrita académica.
Bibliografia:
BHATTACHERJEE, A. (2012). Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks Collection. 3. Scholar Commons.
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FREIXO, M. J. V. (2012). Metodologia científica. Piaget. (BFP 303/FLI/88974)
POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.
SPECHT, D. (2019). The Media and Communications Study Skills Student Guide . London University of Westminster Press.
WRENCH, J.S. (2019). Quantitative Research Methods for Communication: A Hands-On Approach (4th edition). New York, NY:Oxford University Press.