Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico1104MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea.
2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. A investigação científica
1.1. Desenvolvimento e evolução da epistemologia da ciência
1.2. O Método científico e a sua utilização em Ciências Humanas e Sociais
1.3. Da convivência científica à interdisciplinaridade
1.4. Ética científica, empírica e teórica
1.5. Produção do conhecimento em meios digitais
2. Metodologias de investigação
2.1. Métodos de análise qualitativa e quantitativa
2.2. Gestão de recursos em linha e software de gestão e organização de produção científica
2.3. Redação e escrita de trabalhos científicos
2.4. Apresentação de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre métodos de investigação, bem como a compreensão crítica e reflexiva do campo de conhecimento em questão, a primeira parte do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio de metodologias de investigação - análise qualitativa e quantitativa -, a segunda parte do programa garante o domínio de ferramentas para a pesquisa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas relacionadas com investigação, metodologia e escrita académica.
A avaliação é feita com base na redação de recensões críticas (50%) uma proposta de tese (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As recensões críticas têm como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu artigos científicos estudados nas aulas teóricas, com vista à sua inclusão no Estado de Arte. A proposta de tese pretende identificar se o aluno domina as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências de escrita académica.
Bibliografia:
BRON, M.; VAN GORP, J.; RIJKE, M. (2016). Media studies research in the data-driven age. Journal of the Association for Information Science & Technology, 67(7), pp. 1535-1554. (b-on)
FORTIN, M.-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. (BRR 001.89/FOR/65991)
FREIXO, M. J. V. (2012). Metodologia científica. Piaget. (BFP 303/FLI/88974)
KETELE, J.-M. (1999). Metodologia da recolha de dados. Piaget. (BFP 303/PRA/7327)
MARTINS, G. (2007). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. Atlas. (BFP 001.89/MAR/49346)
POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.
REPKO, A. F. (2008). Interdisciplinary research. Sage. (CECLICO 37.01/REP/57843)
SHNEIDERMAN, B. (2016). The new abcs of research. Oxford U P. (BFP 001.89/SHN/93612)
Docente (* Responsável):
Sandra Tuna (stuna@ufp.edu.pt)