Unidade Curricular:Código:
Macroeconomia774MAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender os problemas e objetivos da análise macroeconómica. Compreender a mensuração conducente às principais grandezas macroeconómicas. Conhecer a fundamentação e entendimento clássico e keynesiano da macroeconomia no âmbito dos mercados de bens e serviço, de capital e do trabalho. Desenvolver competências que permitam estabelecer uma análise critica fundamentada de informação estatística e interpretação de orientações de políticas económica.
Competências a desenvolver: análise e síntese; aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; resolução de problemas; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
1 Introdução à economia
1.1 O estudo da economia
1.2 A Economia como ciência
2 A Macroeconomia e a Contabilidade Nacional
2.1 Medição do PIB
2.2 Identidades Fundamentais
3. As curvas da Procura e da Oferta Agregada
3.1 Os determinantes da procura agregada
3.2 Os determinantes da oferta agregada
3.3 Movimentos das curvas e ao longo das curvas
4 A Macroeconomia na perspetiva clássica
4.1 Análise às suas premissas de base
4.2 O mercado de bens e serviços
4.3 O mercado de trabalho
4.4 O mercado do capital
4.5 O equilíbrio global
5 A Macroeconomia na perspetiva keynesiana
5.1 As funções consumo e poupança
5.2 A função investimento
5.3 O sector Estado
5.4 O sector externo
5.5 Os efeitos multiplicadores das variáveis de política económica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspectivas clássica e keynesiana. Inicia-se com a contextualização da macroeconomia no âmbito da ciência económica. Prossegue-se com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação das competências é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédios (50%+50%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medidas e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação das competências é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédios (50%+50%) ou exame final (conforme as Normativa académica do funcionamento das licenciaturas e mestrados integrados na UFP).
Bibliografia:
Blanco, A. F. (2018). What remains from the trade-off between inflation and unemployment? (A brief reflection on the Phillips curve), Iberian Journal of the History of Economic Thought, (1), p. 71. DOI: 10.5209/IJHE.60281.
Krugman, P. e Wells, R. (2018). Economics, 5/e. NY: Worth Publishers.
Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). Economics, 4/e. Hampshire: Cengage Learning.
Pereira, P. T. e Afonso, A. e Arcanjo, M. e Santos, J.C. (2016 ). Economia e Finanças Públicas, 5/e. Lisboa: Escolar Editora.
Pinho, M. (2018 ). Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada, 2/e. Lisboa: Edições Sílabo.
Samuelson, P. and Nordhaus, D. (2011). Economics 19/e. NY: McGraw Hill.