Unidade Curricular: | Código: | ||
Jornalismo Especializado III: Jornalismo Investigativo Comparado | 1103JES3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Jornalismo) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Depois do estudante ter lidado com o vocabulário técnico-científico dos media no primeiro ciclo de estudos, o ojectivo agora definido visa a especialização no conceito de investigação jornalística. Fomentar o estudo de trabalhos paradigmáticos de jornalismo investigativo. levar o aluno a passar do plano cognitivo, predominante no primeiro ciclo de estudos, para uma hermenêutica aprofundada mais compatível com as exigências de um segundo ciclo. Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa ter uma perspectiva do valor e das implicações sociais, políticas, éticas e morais das revelações feitas nos media. De o qualificar e capacitar para um enquadramento filosófico e sociológico, essencial para as boas práticas jornalísticas. Fixa-se assim o objectivo de ampliar conhecimentos e métodos de redacção que permitam produzir textos jornalísticos de nível mais exigente comparativamente com as solicitações características do primeiro ciclo de estudos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Jornalismo de investigação e democracia 2. Investigação jornalística e liberdade de expressão 3. A problemática das fontes e o conceito de objectividade 4. A investigação na era do “jornalismo espectáculo” 5. As lições do cinema no “campo dos media” 6. Análise comparada de trabalhos de investigação: ser é dizer | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos salientam a importância de um tema sobre o qual existe ainda escassa investigação académica, mas de grande relevância social. Enquadram e justificam o âmbito do jornalismo de investigação, considerando as suas implicações éticas, morais e políticas. São igualmente destacados exemplos paradigmáticos e propõem-se a reavaliação de conceitos chave da prática jornalística, como o de “objectividade”. Propõem-se igualmente a análise comparativa de trabalhos de referência neste domínio de especialização jornalística. A partir desta abordagem identificam-se métodos e técnicas a aplicar ao jornalismo de investigação, evidenciam-se as consequências sociais da difusão de conteúdos que revelam segredos com interesse público, discute-se o papel das “fontes de informação”. Trata-se de condições e procedimentos intelectuais que permitem ao estudante colocar-se na perspectiva do jornalista de investigação, avaliar o impacto de decisões editorais, identificar temas com potenci | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Testes, trabalhos e exposições orais | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias adoptadas centram-se na análise de conteúdos e na exposição de conceitos relativos à teoria da notícia que permitem sustentar e justificar a investigação e o seu valor estratégico no posicionamento dos media. Articulam exposição, indução e dedução, e desenvolvem condições para que o estudante possa adquirir e sustentar uma perspectiva consistente sobre o valor da investigação em jornalismo. Trata-se de uma abordagem fundamental destinada a preparar o aluno para desempenhos profissionais nesta vertente da comunicação. | |||
Bibliografia: | |||
Carson, Andrea and Farhall, Kate; UNDERSTANDING COLLABORATIVE INVESTIGATIVE JOURNALISM IN A "POST-TRUTH" AGE, Journalism Studies; Vol. 19 2018 b-on Mouriquand, Jacques, O jornalismo de investigação, Ed. Inquérito, Lisboa, 2002 BFP 070/MOU/48563 Rancière, J; O ódio à democracia, Mareantes editora, Lisboa, 2006 Mesquita, Mário O quarto Equívoco, Minerva, Coimbra, 2003 Ferrucci, Patrick; “The End of Ombudsmen? 21st-Century Journalism and Reader Representative” Journalism & Mass Communication Quarterly, Vol. 96 2019 b-on Warburton, N. Liberdade de expressão, Gradiva, Lisboa, 2015 Wemple, Erik; “I don't know who gave you that': Trump cheapens investigative journalism”; The Washington Post. Feb 20, 2019, b-on |