Unidade Curricular: | Código: | ||
Jornalismo Especializado I: Jornalismo Cultural e Científico Comparado | 1103JES1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Jornalismo) | 9 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 117 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar o estudante de competências que lhe permitam manusear e utilizar informações e aplicar conhecimentos de tipo especializado nos domínios cultural e científico. Aplicar conhecimentos e competências adquiridas à produção jornalística. Discorrer criticamente sobre fenómenos culturais e científicos. Capacitar o estudante com competências teórico práticas, verbais e textuais no domínio da u.c. A aprendizagem permitirá ao aluno a obtenção das seguintes qualificações: conhecimento aprofundado da linguagem jornalística especializada, identificação do interesse público em domínios culturais e científicos. Compreensão da função cultural do jornalismo contemporâneo e domínio aprofundado de conceitos chave intervenientes neste processo de comunicação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Cultura e Ciência no Jornalismo do século XXI 2. A Crítica como género cultural, a informação e as notícias 3. O Jornalismo sobre filmes, cinema e o audiovisual 4. Processos de escrita e edição 5. Análise comparada e produção de textos jornalísticos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos tratam a Cultura e a Ciência como componente do mundo contemporâneo. Ambas dão lugar a acontecimentos autónomos que devem ser tratados numa perspectiva jornalística. Esta convoca a dimensão interpretativa e explicativa da notícia. Trata-se também de aprofundar a reflexão sobre os efeitos da cultura de massas na disseminação de fenómenos de gosto; de analisar criticamente o novo estatuto do espectáculo; de enquadrar e explicar a mediatização e banalização da Arte e da Ciência. A partir destas bases o estudante pode desenvolver o sentido da comunicação jornalística dirigido para uma realidade especializada. Pretende-se deste modo fomentar nele a necessidade de consolidar conhecimentos sobre a actualidade em domínios que vão da literatura ou do cinema às inovações no âmbito da medicina. Condições que vão dotar o estudante de um conjunto de meios, práticos e teóricos, que lhe permitam mover-se profissionalmente em ambientes culturais e científicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Trabalhos e exposições orais, elaboração de um ensaio académico. São utilizadas metodologias expositivas, demonstrativas e dedutivas, aplicadas com base em estratégias criativas. É valorizada a partilha de conhecimentos e o compromisso com uma ética da aprendizagem. A avaliação consta da realização de trabalhos teórico-práticos e exposições orais e de um ensaio académico. Em termos de ponderação o ensaio vale 50%, os trabalhos 30% e o desempenho oral 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias adoptadas centram-se em três tópicos essenciais: demonstração do valor informativo da Cultura e da Ciência; exposições teóricas sobre o significado estético e epistemológico dos materiais a tratar no plano jornalístico; análise comparativa de textos e produção de conteúdos por parte dos estudantes. Deste modo procura-se habilitar o estudante a produzir um discursos coerente e fundamentado que lhe permita ser criativo, original e rigoroso na elaboração de peças jornalísticas que reforçam o valor simbólico dos temas tratados. | |||
Bibliografia: | |||
AaVv (2020) Estudo sobre os efeitos do Estado de Emergência no jornalismo no cotexto da pandemia covid-21, Sopcom, Lisboa Barroso, E. P. (2021) “As fortes paixões de João Bénard da Costa – Cristianismo e crítica de cinema”, in Brotéria vol.193-1, pp-68-79 Baptista, Carla (org.) (2017). A Cultura na Primeira Página: Uma Década de Jornalismo Cultural na Imprensa em Portugal. Lisboa: Escrit’orio Editora. Benton, Joshua (2018) O irreversível declínio dos media tradicionais, in Electra, Fundação EDP, Lisboa Júdice, Nuno; ABC da Crítica. D. Quixote, Lisboa, 2010 Hargraves, Hunter (2018) “The Urgency and Affects of Media Studies” in Cinema Journal Vol. 57, University of Texas at Austin Serrano, E. (2021) Jornalismo em tempo de pandemia: os novos formatos e os novos protagonistas da informação televisiva, Icnova, Lisboa Zelizer, B. (2016) What Journalism Could Be. Cambridge: Polity Press | |||
Docente (* Responsável): | |||
Eduardo Paz Barroso (epb@ufp.edu.pt) |