Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês II | 1111ING2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adoptar a atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas. Desenvolver conhecimentos e estruturas de língua previamente adquiridos. Adquirir competências instrumentais em InglÊs técnico para fins especíicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Imprensa 1.1 Jornais 1.1.1 Títulos de Jornais 1.1.2 Fake news 1.1.3 Novos meios 1.2 Revistas 2. Meios audio-visuais 2.1 Rádio 2.2 Televisão 2.3 Cinema 2.3.1 Géneros cinematográficos 3. Projeto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica ciências da comunicação. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua OU exame. Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa. | |||
Bibliografia: | |||
Ceramella, N. and Leee, E. (2008) Cambridge English for the Media. C.U.P. BFP 811.111:316.77/CER/82615 Day, J. & Rees, G. (2019) Language Hub Intermediate Student's Book with Student's App. Macmillan Doff, A; Thaine, C; Pucht, H; Stranks, J, et.al. (2015) English Empower Intermediate. Cambridge: CUP. Cobuild English Grammar (2017). Collins UK. Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941. Grammar Series Pearson on line https://online.flippingbook.com/view/146889/30/ Jones,L. & Alexander, R. (2011)New International Business English. C.U.P. (previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082 ). Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P. (previous edition - UFP BFP 811.111:316.77(072)/MAS/7490) Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P. |