Unidade Curricular:Código:
Inglês I774ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Intermediate (B1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Tratando-se de uma u.c. eminentemente instrumental, pretende-se que os alunos desenvolvem as seguintes competências genéricas, com ênfase nas capacidades comunicacionais: compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, de modo a possibilitar a comunicação eficaz de informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas nesta área específica como a não especialistas. Nessa medida, pretende-se uma utilização eficaz da língua inglesa num conjunto de situações reais, nomeadamente aquelas relacionadas com os contextos profissionais relacionados com as Ciências da Comunicação. Deste modo, preconiza-se a adoção de uma atitude reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas.
Conteúdos Programáticos:
1. As diferentes actividades promocionais
1.1. Introdução aos conceitos de Marketing e Publicidade
2. O Marketing
2.1. Os Públicos-alvo
2.2. As diferentes estratégias de Marketing
2.3. Ferramentas de Marketing e a suas aplicações
3. A Publicidade
3.1. A criação de anúncios
3.2. A criação de uma imagem de marca
4. Relações Públicas
4.1. As Feiras Profissionais como Instrumentos de Marketing
5. Projeto de apresentação oral
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta u.c., os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação, concentrando-se, neste índice 1 da disciplina, nos conteúdos relacionados com as áreas da publicidade, marketing e relações públicas. Com a componente de projecto (que deverá ser apresentado oralmente no final do semestre), pretende-se melhorar as capacidades transversais de trabalho de equipa, com recurso à utilização de uma segunda língua (inglês).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação, por princípio, é contínua, constituída por dois testes escritos e por um projeto de apresentação oral, a apresentar no final do semestre. A realização da avaliação contínua implica assiduidade mínima (50% das aulas lecionadas). A nota final resulta da ponderação dos elementos de avaliação: 1º teste escrito: 25% + 2º teste escrito: 25% + projeto de apresentação oral: 50%.
No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua, o aluno pode apresentar-se a exame final, com a seguinte ponderação na nota final: exame escrito: 50% + exame oral: 50%. Para ser admitido a exame oral, o aluno tem de obter uma nota mínima de 7,5 no exame escrito. Uma nota inferior implica a reprovação à u.c. O exame oral é sempre obrigatório, caso a nota do exame escrito seja superior a 7,5, mesmo que a nota obtida seja positiva.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK.
Gore, Sylee. 2007 English for Marketing and Advertising. Oxford: O.U.P.
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. [UFP-SOQ 811.111:81'36/EAS/13941.]
McCarthy, Michael; O'Dell, Felicity. (2017) English Vocabulary in Use: upper-intermediate. Cambridge: CUP. (4th editon)
Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P.