Unidade Curricular:Código:
Inglês I1111ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Intermediate (B1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Tratando-se de uma u.c. eminentemente instrumental, pretende-se que os alunos desenvolvem as seguintes competências genéricas, com ênfase nas capacidades comunicacionais: compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, de modo a possibilitar a comunicação eficaz de informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas nesta área específica como a não especialistas. Nessa medida, pretende-se uma utilização eficaz da língua inglesa num conjunto de situações reais, nomeadamente aquelas relacionadas com os contextos profissionais relacionados com as Ciências da Comunicação.
Conteúdos Programáticos:
1. Marketing, publicidade e relações públicas: definição dos conceitos
1.1. Marketing
1.1.1. Públicos-alvo, estratégias e ferramentas de marketing
1.2. Publicidade
1.2.1. Diferentes elementos da campanha publicitária e a imagem de marca
1.3. Relações Públicas
1.3.1. Formas de divulgação da marca
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta u.c., os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação, concentrando-se, neste índice 1 da disciplina, em conteúdos e vocabulário diretamente relacionados com as áreas da publicidade, marketing e relações públicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais. A avaliação, por princípio, é contínua, constituída por um teste escrito e por um projeto de apresentação oral (em par ou em grupo, com um máximo de três elementos), a ter lugar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação dos elementos de avaliação: teste escrito: 50% + projeto de apresentação oral: 50%.
No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua (devido a reprovação ou por opção do aluno), há lugar a exame final, com a seguinte ponderação na nota final: exame escrito: 50% + exame oral: 50%. Para ser admitido a exame oral, tem de haver nota mínima de 7,5 no exame escrito. Uma nota inferior implica a reprovação à u.c. O exame oral é sempre obrigatório, caso a nota do exame escrito seja superior a 7,5.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa. Com a componente de projeto, que deverá ser apresentado oralmente no final do semestre (cf ‘avaliação), pretende-se melhorar as capacidades transversais de trabalho de equipa, com recurso à utilização de uma segunda língua (inglês), para além do aperfeiçoamento das capacidades de oralidade.
Bibliografia:
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK.
Gore, Sylee. (2007) English for Marketing and Advertising. Oxford: O.U.P.
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. [UFP-SOQ 811.111:81'36/EAS/13941.]
Eastwood, J. (2019) Oxford Practice Grammar: Intermediate: with Key. Oxford: OUP (updated edition) ISBN: 9780194214742.
McCarthy, Michael; O'Dell, Felicity. (2017) English Vocabulary in Use: upper-intermediate. Cambridge: CUP. (4th editon)
O'Driscoll, N. (2010) Market Leader: Marketing. Pearson.
Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P.
Wakefield, M. J. R. (2020) Successful Writing in English: A practical guide. Porto: Areal.
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)