Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação IV (Editorialismo e Articulismo)774GRC4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade curricular as competências são as seguintes:
1 - Compreender e contextualizar a noção de 'editorial';
2 - Compreender e contextualizar a noção de 'artigo de opinião;
3 - Distinguir de forma clara 'editorial' de 'artigo de opinião'.
4 - Compreender as noções de pós-verdade, manipulação e mentira;
5 - Compreender, contextualizar e discutir o tópico da liberdade de expressão.
Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos;
1 - Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico, as características de um editorial e de um artigo de opinião;
2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais.
Conteúdos Programáticos:
A opinião pública.
Pós-verdade, manipulação, mentira e fake news.
A liberdade de expressão.
Liberdade de expressão e democracia.
A crise da evidência.
Editorial e artigo de opinião. Contexto e diferenças
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, inerentes ao próprio nome da unidade curricular, constituem o ponto de partida teórico e prático que permite alcançar os objectivos enunciados.
Através da análise e discussão destes dois marcos fundamentais do jornalismo -o editorial e o artigo de opinião- procurar-se-á não apenas dar resposta aos pontos conceptuais dos objectivos de aprendizagem, mas também à dimensão de intervenção cívica que está subjacente a esta unidade curricular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua: teste (12 valores), trabalho oral individual, com discussão em sala de aula (6 valores). Participação na aula (2 valores).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A realização contínua de trabalhos,de acordo com o que está indicado em cima, permite aos alunos um contacto directo e actual com exemplos de editoriais e artigos de opinião de jornais de referência nacionais e estrangeiros. Desta forma cumprem-se os dois objectivos principais desta unidade curricular: o conhecimento teórico e a experiência prática e cívica.
Bibliografia:
Ferraris, M. (2018). Mobilização total. Lisboa, Edições 70.
Barroso, E. P. e Estrada, R. (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação. Volume I, nº 26, pp. 301/309.
Hume, M. (2015). Trigger Warning: Is the Fear of Being Offensive Killing Free Speech? London, HarperCollins.
Le, E. (2008). Editorials' genre and media roles: Le Monde's editorials from 1999 to 2001, Journal of Pragmatics, pp. 1727-1748.
Muirhead, R. and Rosenblum, N. L. (2020). A lot of people are saying. Princeton UP.
North, S, Piwek, L & Joinson, A (2019). Battle for Britain: Analysing drivers of political tribalism in online discussions about Brexit. CEUR Workshop Proceedings, vol. 2411, pp. 27-29.
Nichols, T. (2018). A Morte da Competência. Lisboa, Quetzal.
Santos, F. P. (2017). Pós-verdade e ciência nos EUA com o Sr. Donald Trump. Público, 5 de Janeiro.