Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação IV: Editorialismo e Articulismo | 1111GRC4 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta unidade curricular as competências são as seguintes: 1 - Compreender e contextualizar a noção de 'editorial'; 2 - Compreender e contextualizar a noção de 'artigo de opinião; 3 - Distinguir de forma clara 'editorial' de 'artigo de opinião'. 4 - Compreender as noções de pós-verdade, manipulação e mentira; 5 - Compreender, contextualizar e discutir o tópico da liberdade de expressão. Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos; 1 - Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico, as características de um editorial e de um artigo de opinião; 2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A opinião pública. Pós-verdade, manipulação, mentira e fake news. A liberdade de expressão. Liberdade de expressão e democracia. A crise da evidência. Editorial e artigo de opinião. Contexto e diferenças | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos, inerentes ao próprio nome da unidade curricular, constituem o ponto de partida teórico e prático que permite alcançar os objectivos enunciados. Através da análise e discussão destes dois marcos fundamentais do jornalismo -o editorial e o artigo de opinião- procurar-se-á não apenas dar resposta aos pontos conceptuais dos objectivos de aprendizagem, mas também à dimensão de intervenção cívica que está subjacente a esta unidade curricular. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua: teste, trabalho oral individual, com discussão em sala de aula. Participação na aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A realização contínua de trabalhos,de acordo com o que está indicado em cima, permite aos alunos um contacto directo e actual com exemplos de editoriais e artigos de opinião de jornais de referência nacionais e estrangeiros. Desta forma cumprem-se os dois objectivos principais desta unidade curricular: o conhecimento teórico e a experiência prática e cívica. | |||
Bibliografia: | |||
Ferraris, M. (2018). Mobilização total. Lisboa, Edições 70. Barroso, E. P. e Estrada, R. (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação. Volume I, nº 26, pp. 301/309. Coll. S. e outros. (2015). An anatomy of a journalistic failure. Rolling Stone. Hume, M. (2015). Trigger Warning: Is the Fear of Being Offensive Killing Free Speech? London, HarperCollins. Le, E. (2008). Editorials' genre and media roles: Le Monde's editorials from 1999 to 2001, Journal of Pragmatics, pp. 1727-1748. North, S, Piwek, L & Joinson, A (2019). Battle for Britain: Analysing drivers of political tribalism in online discussions about Brexit. CEUR Workshop Proceedings, vol. 2411, pp. 27-29. Nichols, T. (2018). A Morte da Competência. Lisboa, Quetzal. Santos, F. P. (2017). Pós-verdade e ciência nos EUA com o Sr. Donald Trump. Público, 5 de Janeiro. |