Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação III: Entrevista e Reportagem1111GRC3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dominar as diferenças entre géneros jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos, sabendo identificá-los.
Compreender os mecanismos de planeamento, de investigação e de apresentação de trabalhos jornalísticos em formato de entrevista e de reportagem.
Ser capaz de produzir entrevistas e reportagens em várias plataformas mediáticas.
Saber comunicar informações aprofundadas de natureza jornalística a públicos não especializados.
Conteúdos Programáticos:
- Géneros jornalísticos;
- a entrevista jornalística;
- a entrevista promocional;
- a reportagem e técnicas de jornalismo investigativo;
- edição e técnicas de divulgação de informação jornalística.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A produção de conteúdos mediáticos nesta área permite ao aluno uma reflexão teórica sobre a matéria bem como a aprendizagem de técnicas de construção jornalística. De modo a dominar a prática de entrevista e de reportagem, é fundamental que o aluno possua a base teórica de compreensão dos diferentes tipos e fundamentos de entrevistas e de como elas se articulam na produção de reportagens norteadas pelos princípios da ética, do pluralismo e da diversidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. As metodologias de ensino são expositivo-interrogativas e práticas, baseadas em oficinas de pesquisa de informação jornalística e entrevistas orientadas à produção de uma grande reportagem (Project Based Learning).
O regime de avaliação contínua é composto por um momento de conferência de imprensa (20%), em que os alunos são avaliados quanto à capacidade de articular questões a um convidado e produzir um texto a partir dessa experiência; um momento de entrevista em estúdio de televisão (30%), em que os discentes exercitam tanto perguntas quanto respostas, debate e argumentação; a elaboração de uma reportagem final que aprofunde a discussão sobre um tema de interesse público (40%) e um exame teórico e de verificação de leitura de uma Grande Reportagem (10%). Em todos os itens aplica-se o Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia expositiva e interrogativa, lastreada na leitura e discussão de textos académicos e jornalísticos, fundamenta teoricamente o aluno para que possa exercer a prática da entrevista e da reportagem de modo consciente e crítico. No âmbito prático, o contato com fontes de informação, seja em ambiente simulado de sala de aula, seja fora do ambiente académico, fomenta no aluno competências fundamentais para a plena realização da entrevista em comunicação, tais como a capacidade de foco e de escuta, a desenvoltura, a expressividade, a capacidade de observação e de improviso, a clareza e objetividade do discurso. Por fim, o projeto de realização de uma grande reportagem materializa os conhecimentos teórico-práticos discutidos e exercitados ao longo do curso em uma peça de maior envergadura e profundidade, estimulando o aluno à reflexão e obrigando-o a planear de modo atento e disciplinado as etapas de execução do projeto.
Bibliografia:
Coelho, P., Reis, A. I., & Bonixe, L. (2021). Manual de Reportagem.
Fernandez del Moral, J. (Coord.) (2004). Periodismo Especializado. Barcelona, Ariel.
Godinho, J. (2011) As Origens da Reportagem. Lisboa, Livros Horizonte.
Gutsche, R. (2018) Geographies of Journalism: The Imaginative Power of Place in Making Digital News (Disruptions). London, Routledge.
Künsch, D. A. (2000). Maus pensamentos: os mistérios do mundo e a reportagem jornalística. São Paulo, Annablume.
Rosenstiel, T. (2014) The Elements of Journalism. New York, Three Rivers Press.
Vegar, J. (2001). Reportagem: uma antologia. Lisboa, Assírio & Alvim.
Ward, S. (2018) Ethical Journalism in a Populist Age: The Democratically Engaged Journalist. New York, Rowman & Littlefield Publishers.
Docente (* Responsável):
Renato Essenfelder (ressenfelder@ufp.edu.pt)