Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação I: História e Expansão da Língua Portuguesa | 1111GRC1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista ao domínio das diferentes metodologias do trabalho intelectual e à execução de trabalhos científicos numa dimensão transdisciplinar; desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam: conhecer e apreciar criticamente algumas propostas interpretativas de aspetos da história da língua, nomeadamente génese, miscigenações linguísticas de invasores e invadidos, questões etimológicas e evolutivas; estabelecer relações com factores não linguísticos de carácter histórico, político e social; reconhecer a projecção da língua portuguesa no mundo aos níveis linguístico, cultural, político, económico e social; compreender o papel da CPLP | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Metodologia do trabalho intelectual 1. 1. leitura e estratégias para compreensão do texto 1. 2. recolha e tratamento de informação 1. 2. 1. notas, apontamentos, sublinhados, fichas de leitura, resumos e sínteses 1. 3. trabalho cientifico 1. 3. 1. características e estrutura 1. 3. 2. normas para apresentação 1. 4. o curriculum vitae 2. História da Língua Portuguesa 2. 1. dos povos indo-europeus às línguas novilatinas. 2. 1. 1. aportações de invasores e invadidos 2. 2. do latim ao galaico-português 2. 2. 1. questões etimológicas 2. 2. 2. a evolução fonética – os metaplasmos 2. 3 . o galaico-português de 1200 a 1350 2. 4. o português europeu do século XIV à actualidade 2. 5. unidade e variação do português actual 2. 5. 1. os dialectos portugueses na Europa 2. 5. 1. o português no Brasil, na África e na Ásia 2. 6. o papel da CPLP | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos privilegiam a História da Língua Portuguesa e a eficaz elaboração de trabalhos científicos de acordo com as competências pretendidas | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Unidades lectivas teóricas, teórico-práticas, práticas e sessões tutoriais Leitura e síntese de matérias incidentes na metodologia do trabalho intelectual e na história da língua Investigação semi-autónoma Desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais. Avaliação Frequência – 50% Trabalho de grupo – 40% Participação e assiduidade na componente lectiva – 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, F. (2013). A origem da língua portuguesa. Lisboa, Chiado Books Castro, I. (2006). Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri. Cruz, Afonso (2021). O vício dos livros. Lisboa, Companhia das Letras Freixo, M. (2018). Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas. Lisboa, Instituto Piaget Lisboa, Eugénio (2021). Vamos Ler! Lisboa, Guerra e Paz Manual de elaboração de trabalhos científicos da UFP Tessyer, Paul (2001). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora. Venâncio, Fernando (2019). Assim nasceu uma língua. Lisboa: Guerra & Paz. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Ponce de Leão (ivaz@ufp.edu.pt) |