Unidade Curricular: | Código: | ||
Estética da Comunicação | 1111ESTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Aplicação de princípios teóricos à identificação crítica, utilização e problematização dos objectos estéticos. Capacitar o estudante para manusear, seleccionar e organizar textos e problemas com pertinência estética, bem como a utilizar e potenciar os símbolos e os valores estéticos no âmbito da comunicação mediática. Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa adoptar uma a atitude filosófica (na suas componentes reflexiva, especulativa e pragmática) e, desse modo encontrar uma melhor sustentabilidade para desempenhos profissionais nas áreas da comunicação. A aprendizagem permitirá ao aluno a obtenção das seguintes qualificações: conhecimento da criação artística e da autonomia das linguagens que a concretizam na experiência social, apoiado no conhecimento da bibliografia da unidade curricular e dos conceitos fundamentais que a governam. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Arte enquanto processo de comunicação 2. Representação, expressão e formas artísticas 3. As experiências estéticas e suas consequências sociais 4. Fundamentos filosóficos da Estética 5. Platão, Aristóteles, Kant, Benjamin: o percurso das imagens, o sublime e a técnica. 6. As definições contemporâneas da Arte 7. Grandes tendências artísticas 8. As linguagens plásticas, fotográficas e fílmicas 9. A diversidade estética e os novos paradigmas da comunicação 10. Criação e pensamento: velocidade e mutação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos articulam a percepção da diversidade histórica das manifestações artísticas com os fenómenos comunicacionais e destacam a dimensão emocional, criativa e epistemológica da arte. Interpelam o acto de criação artística, a diversidade das linguagens, meios e suportes. Esclarecem noções fundamentais do vocabulário estético. Cruzam práticas e experiências da imagem com o devir mediático das sociedades contemporâneas. Ao fornecerem o enquadramento teórico que permite compreender e justificar a importância destas questões, torna-se possível que o estudante seja capaz de dominar e aplicar conhecimentos de grande relevância cultural. Só com eles fica apto a organizar autonomamente a experiência do mundo como linguagem, e a transpor para o âmbito profissional da comunicação os valores éticos e estéticos característicos da produção artística. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Testes, trabalhos e exposições orais. São utilizadas metodologias expositivas, demonstrativas e dedutivas, aplicadas com base em estratégias criativas. É valorizada a partilha de conhecimentos e o compromisso com uma ética da aprendizagem. A avaliação consta da realização de um teste, de trabalhos teórico-práticos e exposições orais. Em termos de ponderação o teste vale 50%, os trabalhos 30% e o desempenho oral 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias adoptadas contemplam aulas teóricas e práticas dedicadas ao estudo de textos teóricos e plásticos que revelam o pensamento estético contemporâneo. Sinalizam as grandes referências históricas da arte, do Modernismo à actualidade. Sistematizam a experiência artística em função de três eixos: a arte como forma de comunicação com características únicas; a especificidade simbólica da linguagem artística e o seu carácter transversal ; o valor social e político da arte. Sublinha-se a preocupação em aplicar princípios teóricos à identificação crítica, utilização e problematização de objectos estéticos. Através deste processo leva-se o estudante a uma tomada de consciência intelectual e filosófica do valor ético e estético da comunicação. Uma vez que se trata de uma condição essencial para aprender e apreender os conteúdos dos textos artísticos, através dela o estudante amplia criticamente o conceito de comunicação. A utilização dos conhecimentos inerentes à reflexão estética permite-lhe lidar profissionalmente com as relações entre técnica, sensibilidade e criação artística numa sociedade cada vez mais organizada por imagens. | |||
Bibliografia: | |||
Aristóteles, (2007) Poética, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa Barroso, Eduardo Paz (2015) “O Nome do Medo. Imagens apesar da guerra" In XVI Colóquio de Outubro, Conflito e Trauma,p.107 - 124,U.M. Cent. Estudos Humanísticos, Braga Barroso, E.P. Estrada, R. & Toldy, T. (2020) “Imagens e poder: encenação, rasura e pintura” In Revista Comunicação e Sociedade nº 38,pp 221-242,CECS, Universidade do Minho Carroll, Noel (2015) Filosofia da Arte, Texto & Grafia, Lisboa Cauquelin, Anne (2005) Arte Contemporânea, Martins Fontes, S. Paulo Dede, Bayram (2018) “THE IMPACT OF AMERICAN MASS COMMUNICATION TOOLS IN POP ART”, Idil Sanat ve Dil Dergisi, Vol 7, Pp 1075-1080 Groys, Boris (2013) Arte Power, Mit Press, Massachusetts Naney, Bence (2019) Aesthetics, a very short introduction, Oxford Univesity Press, UK Virilio, Paul (2010) Le grande accélérateur, Gallilée, Paris | |||
Docente (* Responsável): | |||
Eduardo Paz Barroso (epb@ufp.edu.pt) |