Unidade Curricular: | Código: | ||
Estudos de Opinião, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor | 1104EOPM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A UC de Estudos de Opinião Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor tem como objetivo o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da dos mercados e do comportamento e opinião dos consumidores. Competências: Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra; Descrever ao processo de decisão de compra; Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing; Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra. Definições e Função da Pesquisa de Mercado. Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra: Descrever ao processo de decisão de compra: Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra. Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing: Definições e Função da Pesquisa de Mercado Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A disciplina recorre a apresentação teórica e análise conceptual. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a aplicação de exercícios e casos práticos em sala de aula. Realização de um projeto de grupo. Avaliação continua. Submissão de um projeto de pesquisa com 3 fases de submissão (proposta de pesquisa 10%, elaboração de Questionário 20% Relatório final 50%) Participação e realização de exercícios em sala de aula 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e Práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Recolha dos dados para o projecto Final Análise dos dados no programa SPSS Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos para poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores. | |||
Bibliografia: | |||
Malhotra, N. (2020) Marketing Research, Global Edition. Prentice Hall, NJ. Solomon et al. (2020) Consumer Behavior, an European Perspective, Prentice Hall, NJ. Schiffman, Wisenblit (2015) Consumer Behavior, Prentice Hall, NJ. Pallant, J (2020) SPSS Survival Manual, Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS Open University Press, London Pereira A, Patricio T (2013) SPSS, Sílabo, Lisboa Moroco, J (2007) Análise Estatística com Utilização do SPSS, Silabo, Lisboa | |||
Docente (* Responsável): | |||
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt) |