Unidade Curricular:Código:
Estudos de Opinião, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor1104EOPM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A UC de Estudos de Opinião Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor tem como objetivo o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da dos mercados e do comportamento e opinião dos consumidores.
Competências: Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra; Descrever ao processo de decisão de compra; Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing; Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos Programáticos:
Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra. Definições e Função da Pesquisa de Mercado. Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra: Descrever ao processo de decisão de compra: Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra.
Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing: Definições e Função da Pesquisa de Mercado
Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica e análise conceptual. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a aplicação de exercícios e casos práticos em sala de aula. Realização de um projeto de grupo. Avaliação continua. Submissão de um projeto de pesquisa com 3 fases de submissão (proposta de pesquisa 10%, elaboração de Questionário 20% Relatório final 50%) Participação e realização de exercícios em sala de aula 20%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e Práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Recolha dos dados para o projecto Final Análise dos dados no programa SPSS Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos para poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, N. (2020) Marketing Research, Global Edition. Prentice Hall, NJ.
Solomon et al. (2020) Consumer Behavior, an European Perspective, Prentice Hall, NJ.
Schiffman, Wisenblit (2015) Consumer Behavior, Prentice Hall, NJ.
Pallant, J (2020) SPSS Survival Manual, Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS Open University Press, London
Pereira A, Patricio T (2013) SPSS, Sílabo, Lisboa
Moroco, J (2007) Análise Estatística com Utilização do SPSS, Silabo, Lisboa
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)