Unidade Curricular: | Código: | ||
Empreendedorismo | 1111EMPR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre o empreendedorismo e a criação de novas empresas. Em termos especificos: - Proporcionar um maior conhecimento sobre os efeitos do empreendedorismo no ambiente externo e competitivo empresarial (compreender a relevância da criação de novos negócios num contexto de globalização; Compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade); - Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos do empreendedorismo; - Conhecer as regras de protecção da propriedade intelectual; - Elaborar um plano de negócios. - Desenvolver competências de análise crítica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Inovação e Empreendedorismo: a "Nova Economia" e a Criação de Novos Negócios; Inovação Tecnológica e Oportunidades de Negócio; Pesquisa de Mercado: Definição do Mercado Alvo e Análise da Estrutura Competitiva; Critérios de Análise de Oportunidades de Negócio; Protecção da Propriedade Intelectual; Planeamento Financeiro de Novos Negócios e Fontes de Financiamento; O Plano de Negócios. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conteúdo programático “Inovação, Empreendedorismo e Competitividade” pretende compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade, à mudança e crescimento de uma economia.Os temas “Inovação, Tecnologia e Oportunidades de Negócio ”, “Tecnologia e Capital Empreendedor” e “Oportunidades de negócio e análise da estrutura competitiva” estão relacionados com o conhecimento e a aplicabilidade da Tecnologia e do Capital Empreendedor; mostrando que os incentivos ao capital de risco são uma estratégia para promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica.“Protecção da Propriedade Intelectual ” diz respeito ao conhecimento das regras de protecção da Propriedade Intelectual, onde as patentes têm destaque.Os conteúdos “Planeamento financeiro de novos negócios” e “Noções de projectos de investimento” estão relacionados com a elaboração de um Plano de Negócios, nomeadamente como definir a ideia do negócio, como implementá-la e que resultados esperar no futuro. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas desta unidade curricular são essencialmente de carácter teórico-prático. Será utilizado o método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos. O aluno pode ser avaliado através de avaliação contínua ou avaliação final. Na avaliação contínua o aluno é avaliado através da realização de um trabalho prático (40%) e de uma prova individual escrita (60%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos de Empreendorismo e Inovação. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam elaborar correctamente um plano de Negócios. | |||
Bibliografia: | |||
FERREIRA, M. P., Santos, J. e Serra, F. (2008), Ser Empreendedor. Lisboa: Sílabo. FREIRE, A. (2006), Inovação, Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Lisboa: Verbo. GASPAR, F. (2009), O Processo Empreendedor e a Criação da Empresa de Sucesso. Lisboa: Sílabo. JARDIM, J. e Franco, J. (2019), Emprendipédia: Dicionário de Educação para o Empreendorismo. Lisboa: Gradiva. OSTERWALDER, A. & Pignuer, Y. (2010), Business Model Generation. USA: John Wiley & Sons. PRIESTLEY, D. (2018), Entrepreneur Revolution: How to Develop your Entrepreneurial Mindset and Start a Business that works. UK: John Wiley & Sons. SARKAR, S. (2007), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa: Escolar Editora. TIMMONS, J., Adams, R. & Spinelli, S. (2015), New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century. NY: McGraw-Hill. VILHENA, p. (2018). Os 12 desafios do Empreendedor. Lisboa: Sabedoria Alternativa. | |||
Docente (* Responsável): | |||
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt) |