Unidade Curricular: | Código: | ||
Estudos Fílmicos e Cinematográficos | 1111EFCI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecer e identificar a relevância cultural e artística do Cinema, o seu valor civilizacional. Articular criticamente o cinema com as Ciências da Comunicação e a práticas e experiências jornalísticas. Reconhecer e compreender os grandes temas da imagem em movimento, o seu processo histórico cultural. Promover a reflexão sobre a estética da linguagem cinematográfica e as consequências mediáticas e sociais dos filmes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O Fílmico e o Cinematográfico 2. Características fundamentais do Cinema 3. Vocabulários e gramáticas do Cinema 4. Noções de Filmologia 5. Filmes, jornalismo e crítica 6. Cinema clássico, cinema americano e cinema europeu. 7. Histórias e genealogias do Cinema Português 8. Cinema, poder e espectáculo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos articulam a percepção da realidade e da prática cinematográfica e interrogam o valor cultural, estético e político da prática de filmar. Promovem relações críticas entre cinema e informação e contextualizam os fenómenos cinematográficos e as suas consequências no campo dos media. Neste âmbito promovem apetências e competências dos estudantes para análise do papel nuclear das imagens no mundo contemporâneo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Testes, trabalhos e exposições orais. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias adoptadas contemplam aulas teóricas e práticas dedicadas ao estudo de textos cinematográficos fundamentais e canónicos. Sinalizam e sistematizam o impacto do cinema, a sua história, as suas lógicas de produção. Através deste processo leva-se o estudante a uma tomada de consciência da importância teórica, prática, económica e social do Cinema, entendendo os filmes como instrumento de trabalho essencial para fomentar as práticas e as reflexões que dominam as tendências da Comunicação actual. | |||
Bibliografia: | |||
Araújo, Nelson, História do Cinema, dos primórdios ao cinema contemporâneo, Edições 70, Lisboa, 2021, Barroso, Eduardo Paz “ Um olhar no purgatório – Do azul da pintura ao azul do cinema” (2020), In: Cinema e outras artes III – Diálogos e inquietudes artísticas; Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa, Nelson Araújo (editores), Editora LabCom UBI, pp. 17-30 1991 Cousins, Mark, Biografia do Filme, Plátano Editora, Lisboa, 2004 Antologia de textos organizada pelo Docente (2022) |