Unidade Curricular: | Código: | ||
Documentalismo Visual e Audiovisual | 1111DVAU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar o aluno de conhecimentos teóricos, referências técnicas e instrumentos críticos que lhe permitam identificar e manusear imagens com valor documental. Fomentar a experiência de visionamento e interpretação de imagens com interesse jornalístico e documental e apreender o significado do documentário como género cinematográfico. Desenvolver a capacidade de refletir e integrar os diferentes níveis de conhecimento, relativos à fotografia documental e ao cinema documental. Desenvolver as competências necessárias para a analisar, selecionar e utilizar material fotográfico e audiovisual de carácter documental no contexto da comunicação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.O conceito de documentarismo 2. Autores fundadores e evolução do conceito 3. A imagem e a História: informar, documentar e testemunhar 4. A fotografia e a sociedade 5. Jornalismo e documentalismo 6.Grandes temas do documentalismo actual 7. Objectividade e subjectividade no olhar cinematográfico 8. Fotografia e Cinema: o real e o ficcional 9. Realismo e Neo- Realismo: estéticas da verdade 10. Análise e comentário de filmes e fotografias | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva proporcionam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas nas áreas da fotografia documental e do documentário cinematográfico, promovendo, através deste processo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Deste modo adequa-se uma visão contemporânea e crítica do mundo a um conjunto de conceitos e de práticas da imagem que proporcionem uma atitude rigorosa e coerente capaz de apoiar diferentes actividades profissionais no domínio da Comunicação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São utilizadas metodologias expositivas, demonstrativas e dedutivas, aplicadas com base em estratégias criativas. É valorizada a partilha de conhecimentos e o compromisso com uma ética da aprendizagem. A avaliação consta da realização de um teste, de trabalhos teórico-práticos e exposições orais. Em termos de ponderação o teste vale 40%, os trabalhos e o desempenho oral 60%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino articulam a leitura e compreensão de textos essenciais na discussão e análise das problemáticas da UC, com o manuseamento de um corpus de imagens de referência e a percepção do papel da edição em diálogo com o impacto social e estético do documentalismo. | |||
Bibliografia: | |||
Bazin, A. (2018 [1958]). O que é o cinema? São Paulo: Ubu Editora. Buckland, W. (2016). La Politique des Auteurs in British Film Studies: Traditional versus Structural Approaches. Paris, Association Française des Enseignants et Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel. Costa, R. (2000). A outra face do espelho. Jean Rouch e o “outro”. UFP, Biblioteca on-Line de Ciências da Comunicação. Dubois, P. (1992). O acto fotográfico. Lisboa, Veja. Freund, G. (1995). Fotografia e Sociedade. Lisboa, Veja. Warner, Kristen (2018). The Sustainability of Film and Media Studies. Cinema Journal. Wntr, Vol. 57(2), pp.143-147, University of Texas at Austin Press. VVAA (2008). Manoel de Oliveira 1/3. Porto, Fundação de Serralves. ____ (2008). Manoel de Oliveira 2/3. Porto, Fundação de Serralves. ____ (2015). Manoel de Oliveira 3/3. Porto, Fundação de Serralves. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Renato Essenfelder (ressenfelder@ufp.edu.pt) |