Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação Digital | 1111CDIG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital; compreensão crítica e reflexiva das aplicações e das plataformas disponíveis, bem como sua caracterização; aplicação de conhecimentos ao nível de uma abordagem profissional às ferramentas de produção multimédia, através da sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais, assim como pela sua integração numa ecologia distribuída dos meios; capacidade para recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a num Projeto de comunicação digital; comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos diferenciados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Contextos, Conceitos e Enquadramentos 1.1. Oralidade, escrita e informática: os três polos do espírito 1.1. A dupla lógica da remediação: imediacia e hipermediacia 1.2. A linguagem dos novos média: representação numérica, modularidade, automação, variabilidade, transcodificação 1.3. A literatura eletrónica e as artes digitais: análise de exemplos com aplicação de conceitos 2. Projeto de Comunicação Digital 1.1. Planeamento e calendarização de atividades 1.2. Ferramentas de edição multimédia (som, imagem, vídeo) 1.3. Preparação, recolha e edição de conteúdos multimédia 1.4. StoryMap: integração de conteúdos numa narrativa multimédia interativa | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital, bem como a compreensão crítica e reflexiva das aplicações e das plataformas disponíveis, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos e seu enquadramento, com análise de exemplos de obras digitais interativas que articulam os conceitos estudados. A capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projeto de comunicação digital, corresponde ao segundo ponto do programa, no qual se seguem as etapas necessárias para a realização de projetos dessa natureza. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas de edição multimédia, levando à criação de um projeto integrado de comunicação digital. A avaliação faz-se através de uma prova escrita teórica (40%), uma apresentação de obra digital interativa, com aplicação de conceitos (20%), e um mapa multimédia interativo com texto, som, imagens e vídeos (40%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O teste teórico previsto tem como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de comunicação digital pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
BOLTER, J. D. (2005). Windows and mirrors. MIT Press. (BFP 7:004/BOL/69172) BOUCHARDON, S. (2019). Mind the gap! 10 gaps for Digital Literature?. In: Electronic Book Review. (open access) FLORES, L. (2019). Third Generation Electronic Literature. In: Electronic Book Review. (open access) KNIGHTLAB (2022). StoryMap: Maps that tell stories. Northwestern University Knight Lab. (online) MANOVICH, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press. (BFP 316.77/MAN/49198) SAUM-PASCUAL, A. (2020). Is Third Generation Literature Postweb Literature? And Why Should We Care?. In: Electronic Book Review. (open access) ZAGALO, N., org. (2020). Multimédia, novos média e média digitais. Aveiro, UA Editora. (b-on) |