Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação e Conteúdos para Multimédia | 774CCMU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a mudança de paradigma na comunicação e das aplicações e dos suportes multimédia existentes; aquisição de competências ao nível da edição de imagem, som e vídeo; aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de edição multimédia, através da realização de um projeto multimédia; capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área da comunicação multimédia; competência para análise de aspetos sociais científicos e éticos relevantes na área da sociedade do conhecimento e da informação; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma para auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos de definições da Comunicação Multimédia 1.1. Antecedentes históricos da Comunicação Multimédia 1.1.1. Diálogos entre arte e tecnologia 1.2. Caracterização da multimédia: integração, interatividade, hipermédia, imersão, narratividade 1.3. Fundamentação teórica das plataformas da comunicação multimédia: contextualização e análise de exemplos 2. Ferramentas de produção multimédia 2.1. Características e especificidades de aplicações para edição de texto, imagem, som, vídeo 2.1.1. Edição de som para projetos multimédia 2.1.2. Imagem: definições, características e processos de edição 2.1.3. Imagem em Movimento: do stop-motion ao vídeo 3. Projeto de Comunicação Multimédia 3.1. Metodologias de Trabalho em Multimédia 3.1.1. Plano e pré-produção 3.1.2. Digitalização e/ou captura, edição e montagem 3.1.3. Testes e Publicação 3.2. Cronologia multimédia interativa: utilização de texto, imagem, som e vídeo na plataforma do Knightlab | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir o conhecimento e a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a mudança de paradigma na comunicação, bem como das aplicações e dos suportes multimédia existentes, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos de definições da Comunicação Multimédia (antecedentes, integração, interatividade, hipermédia, imersão e narratividade, contextualização e análise de exemplos). No que diz respeito à aquisição de competências ao nível da edição de imagem, som e vídeo, o ponto dois do programa introduz, de um modo prático, ferramentas de edição de som, imagem e imagem em movimento. Por fim, de forma a garantir que o aluno é capaz de recolher e interpretar informação relevante na área da comunicação multimédia, articulando-a de um modo coerente em projetos que envolvem a comunicação e a expressão de ideias no novo meio, o terceiro ponto do programa aborda de um modo prático as metodologias de trabalho em multimédia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas são aulas de exposição por parte do docente, apresentando e discutindo os textos teóricos selecionados. As aulas práticas têm como objetivo a realização de um projeto de comunicação multimédia (cronologia multimédia interativa), integrando texto, som, imagem e vídeo, de autoria ou disponíveis em rede. A avaliação faz-se através de uma prova teórica (40%), um trabalho prático de criação de uma cronologia multimédia interativa (máximo de 2 alunos), com utilização de texto, som, imagem e vídeo (40%), uma apresentação em grupos (máximo de 3 alunos) de obra de multimédia interativa (10%), e apresentação e justificação do projeto (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O teste teórico previsto tem como objetivo garantir que o/a aluno/a leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de criação de uma cronologia multimédia interativa pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
BAPTISTA FERREIRA, G. (2018). Sociologia dos Novos Media. Covilhã: LabCom Books. (http://labcom.ubi.pt/book/310) BARRET, E. (1994). Sociomedia. MIT Press. (BFP 004.55/SOC/474) CVETKOVIC, D., ed. (2019). Interactive Multimedia. Multimedia Production and Digital Storytelling. London: IntechOpen. (https://doi.org/10.5772/intechopen.77566) LI, Z.-N. (2004). Fundamentals of multimedia. Pearson. (BFP 004.03/LIZ/23531) OMENA, J. J., ed. (2019). Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa: Livros ICNOVA. (https://www.icnova.fcsh.unl.pt/metodos-digitais-teoria%E2%80%90pratica%E2%80%90critica/) PACKER, R. & JORDAN, K. (2002). Multimedia: From Wagner to Virtual Reality. W. W. Norton & Company. (source book, contents online) RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa, FCA. (BFP 004.03/RIB/81883) |