Unidade Curricular:Código:
Agência de Relações Públicas, de Publicidade e de Marketing794ARPP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A Agência de Relações Públicas, de Publicidade e de Marketing, pode definir-se como sendo uma Agência de Comunicação. Trata-se, desta forma, de uma empresa que fornece todos os serviço na área da comunicação. Neste contexto, executa trabalhos para vários públicos (internos e externos).
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Obter conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação;
2. Perceber com profundidade o papel dos vários interveniente na elaboração do trabalho (agência, fornecedores, consultores, clientes, etc.);
3. Capacidade de integração em grupos de trabalho e desenvolvimento de um espírito colaborativo, mas ao mesmo tempo critico e auto-critico.
Conteúdos Programáticos:
1. A Agência de Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e de Marketing
2. Criação de Agência de Comunicação
2.1. Porque necessitamos de agências
2.2. Construindo uma estratégia sonora para uma agência
3. Elaboração de uma estratégia de Comunicação para uma marca real
3.1. Grelha de análise do anunciante e o briefing do anunciante
3.2. Análise do briefing e elaboração de uma proposta global de comunicação
3.2.1 A comunicação online da marca: o website
3.2.2.Gestão da presença da marca nas redes sociais
3.2.3. Planeamento de acções de promoção de vendas
3.2.4.Planeamento de uma acção de marketing
3.2.5. Planeamento de acções de Relações Públicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. No primeiro e no segundo módulo, o aluno obtém conhecimentos da actividade de uma Agência de comunicação, obtendo conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação. No terceiro módulo, o aluno é incentivado a resolver problemas de comunicação para uma empresa real do mercado português. A elaboração de uma estratégia de comunicação leva o alunos a solidificar todos os conhecimentos obtidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas têm um carácter teórico prático e consistem na realização de diversas tarefas de comunicação no âmbito de uma agência, apoiadas em conhecimentos teóricos sólidos, resultantes das aulas de exposição e das leituras obrigatórias.
Os alunos são avaliados, enquanto agências, pelo portfólio final de trabalhos, no qual devem constar:
1- Plano de comunicação para a marca a trabalhar, com os seguintes exercícios:
Análise da comunicação online da marca (website e redes sociais) e propostas de melhoria; Planeamento de acções de promoção de vendas; Planeamento de uma acção de marketing e Planeamento de acções de Relações Públicas (50%)
2- Trabalho de análise do webiste ou facebook de dada marca (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo as aulas de natureza teórico-prática e os alunos confrontados com problemas reais de comunicação que existem no trabalho diário de uma agência de comunicação integrada, as metodologias adequam-se, pois, à aquisição dos objectivos estipulados para a unidade curricular.
Bibliografia:
Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication (5th ed). London, Sage Publications.
Gralpois, B. (2019). Agency Mania (2nd ed.) New York, Beaufort Books.
Lendrevie et al. (2010). Publicitor : comunicação 360º online offline / Lisboa : Dom Quixote, 2010
Luttrell e Capizzo (2018). The PR Agency Handbook. Sage Publications
Mesquita, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa : Media XXl, 2014. Biblioteca
Sabate, F. et al. (2014). Factors influencing popularity of branded content in Facebook, European Management Journal 32, pp. 1001-1011 b-on
Pickton, D. e Hartley B. (1998). ``Measuring integration: an assessment of the quality of integrated marketing communications''. International Journal of Advertising, 17 (4), pp. 447 - 465.
Galhardo, A. (2017) “O website dos estabelecimentos hoteleiros de São Tomé e Príncipe: variáveis de comunicação e de interação” In Ledo, M. et al (Eds.).