Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 1103MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Jornalismo) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea. 2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A investigação científica 1.1. Desenvolvimento e evolução da epistemologia da ciência 1.2. O Método científico e a sua utilização em Ciências Humanas e Sociais 1.3. Da convivência científica à interdisciplinaridade 1.4. Ética científica, empírica e teórica 1.5. Produção do conhecimento em meios digitais 2. Metodologias de investigação 2.1. Métodos de análise qualitativa e quantitativa 2.2. Gestão de recursos em linha e software de gestão e organização de produção científica 2.3. Redação e escrita de trabalhos científicos 2.4. Apresentação de resultados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre métodos de investigação, bem como a compreensão crítica e reflexiva do campo de conhecimento em questão, a primeira parte do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento. No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio de metodologias de investigação - análise qualitativa e quantitativa -, a segunda parte do programa garante o domínio de ferramentas para a pesquisa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas relacionadas com investigação, metodologia e escrita académica. A avaliação é feita com base na redação de duas recensões críticas (60%), um plano de proposta de tese (20%), e na presença e qualidade de participação nas aulas (20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As recensões críticas têm como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu artigos científicos estudados nas aulas teóricas, com vista à sua inclusão no Estado de Arte. A proposta de tese pretende identificar se o aluno domina as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências de escrita académica. | |||
Bibliografia: | |||
BRON, M.; VAN GORP, J.; RIJKE, M. (2016). Media studies research in the data-driven age. Journal of the Association for Information Science & Technology, 67(7), pp. 1535-1554. (b-on) FORTIN, M.-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. (BRR 001.89/FOR/65991) FREIXO, M. J. V. (2012). Metodologia científica. Piaget. (BFP 303/FLI/88974) MARTINS, G. (2007). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. Atlas. (BFP 001.89/MAR/49346) POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel. SPECHT, D. (2019). The Media and Communications Study Skills Student Guide. London: University of Westminster Press. DOI: https://doi.org/10.16997/book42 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Sandra Tuna (stuna@ufp.edu.pt) |