Unidade Curricular: | Código: | ||
Laboratório de Jornalismo III: Comentarismo Nacional e Internacional | 1103LJO3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Jornalismo) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular de Laboratório de Jornalismo III destina-se a analisar e a promover competências especializadas na área da produção de artigos opinativos, ou de comentários de análise de teor jornalístico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O jornalismo especializado. 2. Opinião e análise. 3. O comentário nacional nas diferentes plataformas. 4. O comentário internacional nas diferentes plataformas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de cariz prático e laboratorial, a lecionação procura aproximar-se do trabalho jornalístico quotidiano numa redação hipermédia. Embora inicialmente os conteúdos sejam orientados para recordar aos mestrandos os aspetos basilares da linguagem jornalística em diferentes plataformas e procura dar-se-lhes, sobretudo, oportunidades para desenvolverem competências técnicas jornalísticas através da elaboração supervisionada de peças de análise e opinião para esse tipo de plataformas, pois, em última instância, o objetivo da unidade curricular é o de contribuir para preparar futuros jornalistas profissionais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Contínua | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Laboratório de Jornalismo III é uma unidade curricular de natureza prática e laboratorial. Visa a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e de competências técnicas jornalísticas no domínio da reportagem especializada que possam facilitar o desempenho futuro da profissão de jornalista e uma fácil integração nas redações dos órgãos jornalísticos. Por isso, sem se descurar uma sempre necessária atualização de conhecimentos no domínio das linguagens jornalísticas, o que se procura durante as aulas e nas sessões tutoriais é essencialmente supervisionar os mestrandos na elaboração de reportagens jornalísticas hipermédia em campos de especialização que eles mesmos escolhem. Acompanha-se todo o processo em todas as reportagens: seleção de temas; seleção das abordagens e questionamento ético-deontológico; seleção de fontes; recolha de informação; processamento da informação, de acordo com os princípios da expressão jornalística em meios hipermédia; e difusão, através de um blog jornalístico especializado, cuja criação, alimentação com conteúdos e gestão é da responsabilidade de cada mestrando. A produção desse blog e a consequente publicitação dos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da unidade curricular garante uma simulação mais próxima do ambiente profissional e dá aos mestrandos uma dose acrescida de responsabilização pelo trabalho que executam. | |||
Bibliografia: | |||
FERNÁNDEZ DEL MORAL, Javier (Coord.) (2004). Periodismo Especializado. Barcelona: Ariel. Sousa, J. P. (2004): Fotojornalismo: Introdução à História, às Técnicas e à Linguagem da Fotografia na Imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas. Rodgers R. (2018) The Struggle for the Soul of Journalism: The Pulpit versus the Press, 1833-1923 (Journalism in Perspective). Missouri: University of Missouri. Rosenstiel, Tom (2014) The Elements of Journalism. New York: Three Rivers Press. Sousa, J. P. (2005): Elementos de Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas. Ward, S. (2018) Ethical Journalism in a Populist Age: The Democratically Engaged Journalist. New York:Rowman & Littlefield Publishers |