Unidade Curricular: | Código: | ||
Laboratório de Jornalismo I: Diários de Referência | 1103LJO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Jornalismo) | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 130 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta unidade curricular de índole acentuadamente prática (Laboratório de Jornalismo), as competências são as seguintes: 1 - Compreender e contextualizar o conceito 'diário de referência'; 2 - Compreender e identificar os mecanismos e procedimentos necessários a um diário de referência; 3 - Compreender a diferença entre 'diários de referência' e outras publicações. Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos; 1 - Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico em geral, publicações diversas; 2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais. Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências que lhe permitam fazer análise do discurso e reflectir nas suas relações com a ciência e a sociedade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Os jornais de referência: conceito, práticas e procedimentos. Provedor de leitor; As fontes; Ética e deontologia. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de natureza laboratorial, de natureza prática, o trabalho sobre os jornais de referência enunciado nos 'conteúdos programáticos' dá cumprimento aos objectivos de aprendizagem. Por um lado, os alunos adquirem conhecimentos acerca do que distingue os jornais de referência; por outro lado, fazem uma prática efectiva com esses diários o que lhes permite uma maior maturidade crítica, intelectual e de intervenção cívica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação será feita por trabalho final (100%) que será posteriormente discutido em aula. Este trabalho tem também uma dimensão prática na medida em que será feito a partir de diários de referência actuais. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A forma da avaliação enunciada em cima permite, numa unidade curricular de natureza laboratorial, dar cumprimento ao que está descrito nos objectivos de aprendizagem: a aquisição de conhecimento, a prática desse conhecimento e a dimensão cívica e crítica inerente aos dois pontos anteriores. | |||
Bibliografia: | |||
Coronel, S., Coll, S. and Karvitz , D. (2015). An anatomy of a journalistic failure. Rolling Stone and UVA: The Columbia University Graduate School of Journalism Report. Fidalgo, J. (2004). Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Coimbra, Minerva. Lecheler, S. and Kruikemeier, S. (2015). Re-evaluating journalistic routines in a digital age: A review of research on the use of online sources. New Media & Society. Volume: 18 issue: 1 Lopes, F., Ruão, T. e Marinho, S. (2010). Gripe A na Imprensa Portuguesa: uma doença em notícia através de uma organizada estratégia de comunicação. OBS, nº4, vol.4. Mesquita, M. (1998). O jornalismo em análise. A coluna do provedor dos leitores. Coimbra, Minerva. Pereira, P. (2017). O que é um jornal de referência? (E de volta a Marcelo e Trump). Jornal Público. Teixeira da Silva, J. A: (2017). The false Donald J. Trump article and the ethics of misleading journalism.JAIS & T., Vol. 68 Issue 4 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt) |