Unidade Curricular:Código:
Jornalismo Especializado II: Jornalismo Político e Económico Comparado1103JES2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular pretende facultar aos alunos competências nos domínios do jornalismo económico e do jornalismo político, que lhes possibilitem um reconhecimento fundamentado dos limites da prática jornalística em diferentes sistemas políticos, dos impactos dos media na política, e da especialização necessária ao jornalismo económico. Competências a desenvolver: análise e síntese; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Introdução – conceitos, objectivos e problemas
1. Sistemas políticos comparados e comunicação social: tipologia de sistemas políticos e papel reservado à comunicação social; liberdade de imprensa, persuasão e propaganda política; liberdade de imprensa como valor intrínseco da democracia; a violência política e os media.
2. Jornalismo político: audiências, comunicação e formação de opinião; ética e o mito da objetividade; diferentes expressões do quarto poder; o jornalismo político na prática.
3. Jornalismo económico: o jargão e a narrativa económica; fontes e estatísticas; interpretação de indicadores; a teoria económica na comunicação jornalística; o timing da informação económica e as suas implicações financeiras; o jornalismo económico na prática.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos referenciais em áreas de especialização relevantes do jornalismo atual – política e economia. No ponto 1 procura-se reconhecer os limites explícitos e implícitos à prática jornalística em diferentes sistemas políticos, refletindo sobre o papel do jornalismo como meio de informação, formação, e comunicação política. No ponto 2 a análise é situada em sociedades democráticas e observa-se o alcance e os limites da informação jornalística política. Apontam-se os riscos de promiscuidade entre jornalismo e política e procura-se discernir entre relato e fabricação, factos e factóides, controvérsia e debate. No ponto 3 explicita-se alguma terminologia, indicadores e temas centrais para o jornalismo económico. Aponta-se o alcance de impactos e do timing da cobertura jornalística económica bem como os riscos da incompletude, incorreção ou deformação da informação económica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Abordagem teórica-prática. Exposição de conteúdos e sua aplicação prática através da observação de temas políticos e económicos contemporâneos, com particular relevo para questões com relevância para a economia portuguesa.
Análise de formas alternativas de noticiar os mesmos acontecimentos.
Avaliação: Um teste ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Jornalismo Especializado II é uma unidade curricular de natureza teórico-prática. O que se procura durante as sessões tutoriais é o reconhecimento crítico de fatores que influenciam a produção de informação e respetivos impactos. Assim, em cada ponto do programa, a exposição teórica é seguida da análise de temas político-económicos contemporâneos, debatendo-se: a seleção de temas; seleção das abordagens; questionamento ético-deontológico; seleção de fontes; recolha de informação; processamento especializado de informação.
Bibliografia:
Altheide, D. e Snow, R. (1991). Media Worlds in the Postjournalism Era. NY: Aldine.
Finkelstein, R. e Tiffen, R. (2015). When does press self-regulation work?,
Melbourne University Law Review. 38(3), pp. 944-967. [B-on]
Garcia, R., Rosa, M. e Barbosa, L. (2017). “Que número é este?”. Lisboa: Pordata. [online].
Herman, E. S. (2018). The Propaganda Model Revisited, Monthly Review: An Independent Socialist Magazine, 69(8), pp.1-12. DOI: 10.14452.
Merrill, J. & Nerone, J. C (2002). The Four Theories of the Press Four and Half Decades Later: a retrospective, Journalism Studies, 3(1), pp. 133–136. DOI: 10.1080/14616700120107374.
Radivoje, P. (2017). Forming the journalistic mindset as the key paradigm of journalism education: Revitalization of the truth in the shadow of the propaganda model of globalismo, Communication and Media, (41), pp. 105. Available at: [B-on]
Servaes, J. (1988). “Beyond the Four Theories of the Press”. [B-on]