Unidade Curricular:Código:
Gestão da Informação e Comunicação Estratégica793GICE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Compreender o carácter estratégico da comunicação e gestão de informação nas organizações
- Obter competência para explorar conhecimentos no âmbito da U.C. e refletir criticamente e de forma integrada acerca dos mesmos
- Saber utilizar os conceitos e mecanismos da gestão de informação e comunicação estratégica ao serviço situações complexas e multidisciplinares
Conteúdos Programáticos:
A dimensão estratégica da comunicação
Stakeholders engagement
Comunicação de crise
Assessoria de Imprensa
Comunicação empresarial e relações públicas
Gestão da imagem institucional
O plano de comunicação e a gestão de meios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, modelos e técnicas com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter essencialmente prático e de um teste escrito. (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Argenti, P. (2006). Comunicação Empresarial : a construção da identidade, imagem e reputação. Elsevier ISBN 85-352-2094-1
Botan, C. (2018). Strategic Communication Theory and Practice: The Cocreational Model. Wiley & Sons. ISBN 978-1-119-42488-8
Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE.
Lattimore, et al. (2012) Public Relations. From Theory to Practice. McGrawHill. ISBN-13: 978-0073512051
Ribeiro, V. (2015) Os bastidores do poder : como spin doctors, políticos e jornalistas moldam a opinião pública portuguesa Coimbra, Almedina
Ribeiro, V. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas
Stacks, D. (2017). Primer of Public Relations Research, New York, Guilford Press. ISBN 9781462522705
Vasco, R. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas