Unidade Curricular:Código:
Marketing Digital1175MDIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Mapear as grandes áreas do Marketing Digital, entendendo todo o dinamismo deste “novo tempo” .
Conhecimento e compreensão sobre o impacto das novas tecnologias digitais no Marketing e de que forma essas tecnologias estão a transformar as práticas do Marketing, na construção das estratégias e a sua materialização.
Capacidade para entender a diversidade de opções, em termos de ferramentas e canais digitais disponíveis; as valências da Inteligência Artificial (AI); o Blended Marketing; a produção de conteúdos e a elaboração do Plano de Marketing Digital.
Conteúdos Programáticos:
1. A quarta Revolução Industrial”
1.1. Evolução do Marketing
1.2. Impactos e transformação
2. O plano de Marketing
2.1. Estrutura e conteúdos
2.2. Os P´s do Marketing Digital
2.3. Público-alvo vs buyer persona
2.4. Análise de SWOT
3. Canais e ferramentas do Marketing Digital
3.1. Website e loja online
3.1.1. O Marketing visual
3.1.2. Característics positivas
3.1.3. Situações a evitar
3.1.4. Optimização e Marketing Digital
3.1.4.1. SEO e SEM
4. Tendências do Marketing Digital
4.1. Blended Marketing
4.1.1. O conceito phygital
4.2. Inteligência Artificial (AI) e Marketin
4.3. Metaverso e Marketing Digital
4.3.1. Opções e utilizações
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a compreensão e posterior aplicação dos conhecimentos teóricos articulados nas fontes bibliográficas disponibilizadas sobre o Marketing, tecnologias digitais e as suas consequências no marketing ”, o programa está dividido em quatro componentes: A quarta Revolução Industrial, O plano de Marketing, Canais e ferramentas do Marketing Digital, Tendências do Marketing Digital. O foco está nas ferramentas digitais ao serviço do Marketing, nomeadamente a Inteligência Artificial, mas sempre articulado, ou complementado com o Marketing físico (blended marketing).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, seguidas de exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula.
A avaliação é feita através de um teste (50%) e o desenvolvimento de um trabalho prático (45%). Os restantes 5% reflectem a assiduidade e a participação em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
ponto repetido
Bibliografia:
Schwab, Klaus. (2016). “A quarta Revolução Industrial”, capítulo 1
Marketing 4.0, Kotler, P., Kartajaya, H, Setiawan (2017).Tendências fundamentais moldando o Marketing. “Mudanças de poder para os consumidores conetados”.
https://leads2b.com/blog/como-fazer-um-plano-de-marketing-digital-em-6-passos (Plano de Marketing)
https://www.surfedigital.io/blog/melhores-ferramentas-de-marketing-digital (As 26 melhores ferramentas de marketing digital)
https://www.youtube.com/watch?v=BB32ItNTxg0&t=5s (Marketing Digital em 2022: o que é e como funciona?
https://highsales.digital/blog/tipos-de-sites (Modelos de site: 35 tipos de sites explicados e com exemplos práticos)
https://www.youtube.com/watch?v=huHgx00mwxA (7 Erros de Design na Loja Virtual)
https://www.youtube.com/watch?v=hn0DDvCB5eg (SEO: O que é? Para que serve? SEO e SEM.
Docente (* Responsável):
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt)