Unidade Curricular:Código:
Marketing e Comunicação Empresarial987MCEP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam atualmente a investigação na área do Marketing e da Comunicação Estratégica;
Proporcionar uma reflexão ampla sobre o papel do Marketing e na Comunicação nas organizações e avaliar o seu impacto atual nas sociedades ditas de conhecimento e da informação;
Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica;
Desenvolver a capacidade crítica e analitica sobre as práticas de marketing e comunicação das organizações.
Conteúdos Programáticos:
1. Definição, Conceitos, processo e funções de Marketing
2 Comportamento dos consumidores
3 A Segmentação Diferenciação e Posicionamento
4 Planeamento Estratégico e a Auditoria de Marketing
5 A Gestão do Marketing Mix
6 Gestão da Comunicação Empresarial
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Definição, Conceitos, processo e Funções de Marketing. Processo de marketing. Diferentes conceitos e filosofias de gestão. Evolução do Conceito. Orientação para o mercado.
2.Comportamento dos consumidores. Modelos e fatores explicativos do comportamento dos consumidores. Variáveis individuais e sociais. Processo de decisão de compra e tipos de comportamento de compra.
3. Segmentação, Diferenciação e Posicionamento: processo, critérios, bases e estratégias de segmentação. Segmentos alvo. Tipos de diferenciação. Estratégias de posicionamento.
4. Planeamento Estratégico de Marketing. Fases do plano de Marketing.
5. Gestão do Marketing Mix. Produto: Classificação de Produtos e gestão de Linhas e Mix dos Produtos. Ciclo de Vida dos Produtos, Conceitos e Estratégias. Preço: função no Marketing Mix, objectivos e estratégias de Preço. Estabelecimento do Preço. Promoção e Publicidade: natureza e processo de comunicação. Gestão dos Meios e Canais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e casos práticos e pela realização de exercícios e trabalhos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 testes de avaliação (80%), na realização de 1 trabalho (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
1. Definição, Conceitos e Funções de Marketing. As Definições e conceitos de Marketing. O Processo de Marketing. O macro-ambiente de marketing. Os Fatores PEST. As diferentes filosofias de gestão: Produção, Produto e Vendas. Exemplificações práticas. A ligação entre a orientação da empresa e a sua missão. O conceito de marketing e os seus pilares. O marketing holístico: Relacional, integrado, interno e social. O marketing mix. Os P''s e os C''s. A lógica da gestão do marketing mix. Realização de questões e aplicações práticas sobre a matéria lecionada. Preparação de caso prático. O composto da oferta e o composto promocional de Frey. O marketing mix expandido: Pessoas Processos. 2. O comportamento do consumidor: Definição. Modelo do comportamento do consumidor: estímulos, características dos indivíduos e resultados das decisões de compra. As diferentes variáveis explicativas do comportamento do consumidor. Panorâmica geral da sua interdependência. As necessidades e as motivações. Definição. A pirâmide de necessidades de Maslow. Hierarquia de necessidades. A crítica ao modelo. As atitudes. Definição. A dinâmica da atitude. O modelo AIDA. Aplicação à avaliação de publicidade. Tipos de comportamento de compra: modelo de Assael. O conceito de envolvimento. O processo de decisão de compra. Caracterização das diferentes etapas. 3. A Segmentação. Conceito. O processo STP. Tipos de marketing de segmentação. Critérios para uma segmentação eficaz. As variáveis de Segmentação: Geográfica, demográfica, psicográfica, e comportamental. Exemplos de um perfil de segmentação por benefícios. As diferentes coberturas de mercado e segmentos: indiferenciado, diferenciado e concentrado. As estratégias de segmentação. O plano de invasão segmento a segmento. 4. Apoio à realização do plano de marketing. Definição do conteúdo e estrutura do plano de marketing. Disponibilização de textos e exemplos de planos. Apresentação dos planos de marketing realizados. Questões e comentários aos planos. 5. A Gestão do Marketing Mix: O Produto. Definição e Classificação de Produtos. A Linhas e o Mix dos Produtos. Exemplificações práticas. A extensão de linhas: Para baixo, para cima e em ambas as direções. Implicações em termos de marcas e de posicionamento. O ciclo de vida dos produtos (CVP). Caracterização das diferentes fases do CVP. A Turbulências competitiva. Os diferentes padrões no CVP e a relação entre as vendas unitárias e os lucros. Relação com o modelo BCG. Objetivos e estratégias para cada elemento do CVP. Limitações das Análises de CVP. O Preço: definição da função do Preço no Marketing Mix, objectivos e estratégias de Preço, estabelecimento do Preço. A Promoção e Publicidade: a natureza e Processo de Comunicação. A Gestão dos Meios e Canais Publicitários.
Bibliografia:
DIONISIO, P. & al (2010). Publicitor. Comunicação 360º online – offline. Lisboa: Publicações D. Quixote.
CRAVENS, D. & Piercy, N. (2012). Strategic Marketing. Sinagapore: McGraw-Hill
KOTLER, P. & Keller, K.L. (2012). Marketing Management, 14 edition, Prentice Hall.
KOTLER, P., Hermawan, K. e Setiawan, I. (2012). Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Editora: Campus Elsevier.
KOTLER, P., Setiawan, I. e Hermawan, K. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual Editora.
LAMBIN, J.J. (2004). Marketing Estratégico, Lisboa: McGraw Hill.
MCDONALD, M. & Wilson, H. (2016). Marketing Plan. UK: John Wiley & Sons.
RODRIGUES, V. et al. (2018). Mercator 2018 25 anos: Marketing na era digital. Lisboa: Dom Quixote.
SMITH, P. & Taylor, J. (2004). Marketing Communications: An Integrated Approach. London: Kogan Page