Unidade Curricular:Código:
Inglês1175ING
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
No final do curso, prevê-se que os alunos
-demonstram uma compreensão sistemática da língua inglesa;
- demonstram a capacidade de comunicar verbalmente e por escrito numa variedade de ambientes e situações relacionadas com os negócios com integridade académica;
- são capazes de identificar, analisar, discutir e produzir uma variedade de textos
- são capazes de análise crítica, avaliação e síntese de ideias novas e complexas na língua inglesa
Conteúdos Programáticos:
1. O mundo do trabalho
1.1 Apresentações e reuniões
1.2. Reuniões de negócios
1.3. Redes sociais e empresariais
2. Rotinas de Trabalho
2.1 Falar sobre empregos
2.2 Candidaturas a emprego e entrevistas
2.3. Inglês ao telefone
2.4 Cartas e e-mails
2.5. Utilização da Internet no trabalho
3. Dinheiro e finanças corporativas
3.1 Lidar com números e gráficos
3.2 Termos financeiros
3.3 Relatórios financeiros
4. Projecto - Apresentação oral
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica de negócio. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por um teste escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante.
teste escrito = 50%
componente oral = 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz.
Bibliografia:
Cotton, D et al. Market Leader – Intermediate (3rd ed) (2018). Harlow : Pearson Ed. Limited
Eastwood, J. (2019). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford: Oxford University Press.
Marks, Jon (2007). Check Your English Vocabulary for Banking & Finance. A&C Black Business Information and Development
Docente (* Responsável):
Isabel Patim (isabelp@ufp.edu.pt)