Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Empresas | 1175GEMP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A presente Unidade Curricular visa introduzir ao alunos os conceitos e técnicas nucleares da gestão organizacional, dotando-os de: - Conhecimento das escolas e modelos nucleares de gestão; - Capacidade de compreensão sobre os contextos e dinâmicas organizacionais; - Capacidade crítica para o entendimento e participação nos processos de gestão; - Conhecimento e compreensão das áreas e funções da gestão organizacional; - Capacidade de planeamento e operacionalização de instrumentos de gestão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A empresa como sistema 2. Estruturas organizacionais a. Determinantes da estrutura b. Tipos de estruturas 3. A tomada de decisão a. Processo b. Modelos e ferramentas 4. A gestão da qualidade a. Ferramentas da qualidade i. Gráfico de Pareto ii. Diagrama de Ishikawa iii. Cartas de controlo b. Custos da qualidade i. Custos de prevenção e avaliação ii. Custos de falhas internas e externas c. Lean Management i. Objetivos ii. Perdas iii. Ferramentas d. Seis Sigma i. Objetivos ii. Ferramentas e. Qualidade nos serviços i. Qualidade: definição, modelos e avaliação ii. Satisfação: definição, modelos e avaliação iii. Gestão de falhas: recuperação e retenção do cliente | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes: - Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C. - Aplicar os conhecimentos - Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino: Aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais Avaliação: 2 testes (80%) e trabalhos (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas. | |||
Bibliografia: | |||
Knowles, G. (2011), Quality Management, Ventus Publishing. Chase, Jacobs & Aquilano (2006), Administração da Produção e Operações, McGraw Hill, 11ª Ed. Kamugusha, T. E., (2017) The Basics of Business Management (Vol. I and II), bookboon.com Kumar, M. and Antony, J. (2014), Lean Six Sigma Research and Practice, bookboon.com Teixeira, S. (2020) Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2ª Ed. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt) Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt) |