Unidade Curricular:Código:
Gestão de Empresas1175GEMP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A presente Unidade Curricular visa introduzir ao alunos os conceitos e técnicas nucleares da gestão organizacional, dotando-os de:
- Conhecimento das escolas e modelos nucleares de gestão;
- Capacidade de compreensão sobre os contextos e dinâmicas organizacionais;
- Capacidade crítica para o entendimento e participação nos processos de gestão;
- Conhecimento e compreensão das áreas e funções da gestão organizacional;
- Capacidade de planeamento e operacionalização de instrumentos de gestão.
Conteúdos Programáticos:
1. A empresa como sistema
2. Estruturas organizacionais
a. Determinantes da estrutura
b. Tipos de estruturas
3. A tomada de decisão
a. Processo
b. Modelos e ferramentas
4. A gestão da qualidade
a. Ferramentas da qualidade
i. Gráfico de Pareto
ii. Diagrama de Ishikawa
iii. Cartas de controlo
b. Custos da qualidade
i. Custos de prevenção e avaliação
ii. Custos de falhas internas e externas
c. Lean Management
i. Objetivos
ii. Perdas
iii. Ferramentas
d. Seis Sigma
i. Objetivos
ii. Ferramentas
e. Qualidade nos serviços
i. Qualidade: definição, modelos e avaliação
ii. Satisfação: definição, modelos e avaliação
iii. Gestão de falhas: recuperação e retenção do cliente
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino: Aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais
Avaliação:
2 testes (80%) e trabalhos (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Knowles, G. (2011), Quality Management, Ventus Publishing.
Chase, Jacobs & Aquilano (2006), Administração da Produção e Operações, McGraw Hill, 11ª Ed.
Kamugusha, T. E., (2017) The Basics of Business Management (Vol. I and II), bookboon.com
Kumar, M. and Antony, J. (2014), Lean Six Sigma Research and Practice, bookboon.com
Teixeira, S. (2020) Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2ª Ed.
Docente (* Responsável):
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt)
Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt)