Unidade Curricular:Código:
Economia Portuguesa e Política Europeia1175EPPE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender a evolução e desempenho da economia portuguesa em articulação com a política europeia. Conhecer a evolução recente de agregados macroeconómicos relevantes no âmbito da integração da economia portuguesa na zona euro. Reconhecer os desafios para Portugal da integração europeia. Competências a desenvolver: análise e síntese; aquisição de conhecimentos específicos; gestão de informação; aplicação de conhecimentos; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
1. Economia Portuguesa e a opção europeia: contextualização
1.1 Crises e Acordos de Estabilização Económica
1.2. A adesão às CEE e o PCEDED
1.3 As políticas de convergência e o programa QUANTUM
2. Economia Portuguesa e Política Europeia: articulação e desempenho
2.1 A política monetária na zona euro
2.2 As políticas orçamentais na União Europeia
2.3 As políticas sectoriais
3. Economia Portuguesa e Política Europeia: desafios atuais
3.1 Competitividade e globalização
3.2 Economia real e mercados financeiros
3.3 Conjuntura atual e política económica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina procura explicitar a evolução e o desempenho da economia portuguesa no âmbito da UEM, para o que procede à contextualização económica do processo de integração e à explicitação do percurso macroeconómico prévio e posterior à formação da zona euro, com destaque para o desempenho atual. A compreensão dessa integração é complementada, por último, com a explicitação dos desafios que se colocam atualmente à economia portuguesa, no contexto da integração europeia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
? Abordagem teórica
? Análise de indicadores
? Leitura orientada de textos de referência
? Debate de temas da atualidade

? Dois testes ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular combina uma abordagem teórica com a análise de indicadores macroeconômicos (1. e 2.), de forma a interpretar opções, dinâmicas e desempenhos macroeconómicos. Leitura orientada é igualmente utilizada de forma a debater temas atuais relacionados com o desempenho e os desafios que se colocam atualmente à economia portuguesa, no âmbito da UEM e do mercado global (3.).
Bibliografia:
Amaral, L. (2022). "Economia Portuguesa. As últimas décadas", ed. rev. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos. [BFP 338(469)/AMA/86908 - 2ª ed.]
Amaral, L. (2019). The European Period (1986–2017). In: The Modern Portuguese Economy in the Twentieth and Twenty-First Centuries. Palgrave Studies in Economic History. Palgrave Macmillan, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-24548-1_7
Barradas, R. et al. (2018). Financialization in the European Periphery and the Sovereign Debt Crisis; The Portuguese Case, Journal of Economic Issues, 52(4), pp. 1056-1083.[B-on]
Dent, C. (2000). “A economia europeia: contexto global”. Lisboa: Piaget. [BFP 339.9/DEN/8464]
Lains, P. (2015). O fim da adesão, 1986-2016/The end of the accession, 1986-2016, Relações Internacionais, 0(48), pp. 115-121. [B-on]
Reis, J. (2018). "A economia portuguesa. Formas de economia política numa periferia persistente (1960-2017)". Coimbra: Almedina.
Reports from BdP, OECD, IMF, European Commission [online_most recent publications]