Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia1175EDEO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
(i) Saber definir ética, moral e deontologia.
(ii) Desenvolver um raciocínio moral autónomo e responsável.
(iii) Saber identificar os diversos tipos de responsabilidades éticas atinentes às organizações.
(iv) Saber identificar os principais aspectos éticos envolvidos na cultura organizacional.
(v) Comprovar capacidade de resolução de problemas ético-deontológicos no âmbito profissional e cívico, e de constituir e fundamentar uma argumentação própria.
(vi) Mostrar capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes.
(vii) Desenvolver competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Conteúdos Programáticos:
(Prof. Teresa Toldy)
1. Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético
1.1. Definições gerais de “ética”
1.2. Definições gerais de “deontologia”
1.3. Definições gerais de “moral”
1.4. Círculos do raciocínio ético: 1.4.1. Círculo subjetivo; 1.4.2. Círculo intersubjetivo; 1.4.3. Círculo Social
2. Responsabilidades das organizações
2.1. Responsabilidade económica
2.2 Responsabilidade legal
2.3. Responsabilidade ética
2.4. Responsabilidade social
(Prof. António Cardoso)
III. Cultura organizacional e ética: 1. Lideranças éticas; 2. Colaboradores éticos; 3. Estado, responsabilidade ética e bem comum.
IV. Códigos de ética e de conduta: 1. Motivações; 2. Conteúdos; 3. Eficácia; 4. Exemplos de códigos de ética.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I: os conteúdos programáticos fornecem conhecimentos básicos de ética e deontologia e da relação e distinção entre ética e moral. São ainda fornecidos conhecimentos relacionados com a ética ao nível pessoal, interpessoal e social, o que facilita o desenvolvimento de um raciocínio autónomo e responsável.
II: os conteúdos programáticos visam enquadrar a responsabilidade ética nas responsabilidades das organizações através da apresentação de modelos de articulação e ordenação das mesmas.

III: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos no âmbito da cultura organizacional e da sua relação com a ética, identificando líderes, colaboradores e sociedades éticas.
IV: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos e exemplos de códigos de ética empresarial, facilitando a aquisição de competências para a resolução de dilemas éticos, a recolha de informação e a apreciação crítica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (50%) sobre os capítulos I e II dos conteúdos programáticos, na resolução de um caso na área da deontologia profissional: 30%, na realização de um trabalho individual de recensão de um texto sobre os capítulos III e IV dos conteúdos programáticos: 20%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Parte I: Exposição teórica do conceito de ética, deontologia e moral. Explicação da relação e distinção entre ética e moral. Apresentação dos círculos de raciocínio ético, na perspectiva de Paul Ricoeur: raciocínio pessoal, inter-pessoal e social. Explanação do conceito de justiça de John Rawls, como pano de fundo para uma ética empresarial (a ética empresarial no contexto de um raciocínio económico ético). Parte II: Exposição teórica da pirâmide de Carroll, com o objectivo de levar os alunos a compreenderem a existência de várias responsabilidades empresariais, bem como a sua articulação e hierarquização. Os estudantes fazem leituras individuais e um teste. Parte III: Exposição teórica e analítica dos elementos constitutivos de culturas organizacionais, bem como dos líderes e colaboradores desejáveis do ponto de vista ético, à luz do conceito de “cidadania organizacional” e de “comportamentos extra-papel”. Exposição aberta a debate sobre a responsabilidade ética do Estado e a noção de bem comum. Os estudantes fazem um exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na parte III. Parte IV: Apresentação de códigos de ética empresarial através de exemplos de códigos de empresas. Estudos de caso: os estudantes analisam em grupo uma situação em contexto empresarial tentando solucioná-la à luz dos conhecimentos adquiridos na área da ética empresarial.
Bibliografia:
Carroll, A. (2021). Corporate Social Responsibility: Perspectives on the CSR Construct’s Development and Future. Business & Society, Vol. 60(6) 1258–1278.
Junior, A.S.; Silva, P.O.M.; Coelho, V.D.; Sousa, A.F. (2020). Pirâmide de Responsabilidade Social Corporativa: Evoluções e Proposição de um Novo
Modelo de Análise. XLIV Encontro da ANPAD – EnANPAD, pp. 1-12.
Luppi, R. (2022). (ed.). John Rawls and the Common Good. N.Y. : Routledge.
Nascimento, R.P.A. (2019). A visada ética em Paul Ricoeur: entre a pessoa humana e as instituições justas. Revista Filosófica São Boaventura, v. 13, n. 1, pp. 65-77.
Ricoeur, P. (1990). Éthique et Morale (pdf)
Segat, J.L. (2019). Apontamentos sobre os princípios da justiça em John Rawls a partir de uma Teoria da Justiça. Revista de Teorias da Justiça, da decisão e da argumentação jurídica, v. 5, n. 2, pp. 01 - 21