Unidade Curricular:Código:
Comércio Internacional e Globalização1175CITG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Ser capaz de contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica
2. Ter capacidade de compreender a importância do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.
3. Ser capaz de analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional.
4. Desenvolver capacidades de aprendizagem ao nível da definição e implementação de estratégias no âmbito dos processos de internacionalização que permitam ao aluno de modo autónomo elaborar projetos estratégicos de internacionalização.
5. Ser capaz de trabalhar em ambientes internacionais com respeito adequado pelas diferenc¸as entre culturas, li´ngua e factores sociais e econo´micos.
6. Fomentar a análise crítica.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos fundamentais para a compreensão do comércio internacional no contexto da globalização
O comércio internacional no contexto da globalização. Os mercados internacionais e a internacionalização
A comunicação nas negociações internacionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a análise crítica das questões centrais das trocas internacionais no contexto da globalização.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A Unidade Curricular faz apelo às metodologias qualitativas, nomeadamente, com recurso ao Estudo de Caso.
A avaliação é contínua e tem em consideração os seguintes elementos e respetivas ponderações:
1Teste escrito (50%) + Trabalho Prático (Estudo de caso) (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tendo em consideração os objetivos identificados, considera-se necessário adotar um processo de ensino-aprendizagem organizado em aulas teórico-práticas. Neste âmbito, para além da exposição e análise das temáticas inerentes à unidade curricular, recorre-se à realização de estudos de caso.
Bibliografia:
1. Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações. 4aEd. Lisboa: Escolar Editora.
2. International Chamber of Commerce (2010): Incoterms 2010, Câmara de Comércio Internacional, Lisboa.
3. Maçães, M. (2018). Manual de Gestão Moderna. Lisboa. Conjuntura Actual Editora.
4. Martins, Jorge P. e Martins, F. Hélder (2015), Dicionário de Economia e Negócios. Internacionais, Edições Sílabo, Lisboa.
5. Morrison, J. (2017). The Global Business Environment. Challenges. and Responsibilities UK: Palgrave Macmillan.
6. Morrison, J. (2020). The Global Business Environment. Towards Sustainability UK: Palgrave Macmillan.
7. Westwood, John (2013), Iniciação à Exportação, Actual, Almedina, Coimbra.